Rússia se transforma em economia de guerra; sanções europeias perdem força
Eslováquia impede aprovação de novo pacote de sanções da União Europeia contra Moscou
Conexão Record News|Ri7a, a inteligência artificial do R7

A União Europeia não conseguiu aprovar um novo pacote de sanções contra a Rússia devido à oposição da Eslováquia. O país está preocupado com a eliminação gradual das importações de gás russo. A chefe das relações exteriores do bloco expressou esperança de que um acordo seja alcançado em breve.
Fontes indicam que todos os pontos do pacote foram acordados, exceto por um país membro que apresentou dúvidas sobre a proposta de um teto de preço mais baixo para o petróleo russo. O objetivo das sanções é impactar a receita energética da Rússia, além dos setores bancário e militar, para limitar o financiamento da guerra.
Desde pelo menos 2014, a Rússia tem se preparado para adversidades econômicas, transformando-se em uma economia de guerra. Giovana Branco, doutoranda da USP, destaca que “não é necessariamente uma grande questão que esse pacote fosse ou não fosse aprovado”. Ela ressalta que as diferentes dependências dos países da UE em relação ao gás russo dificultam a obtenção de consenso sobre novas medidas.
Assista ao vídeo - Análise: Rússia está se tornando uma economia de guerra, e sanções não afetam mais o país como antes
Veja também
Assista aos conteúdos da RECORD NEWS de graça e ao vivo no PlayPlus. Baixe o app aqui!
