Logo R7.com
RecordPlus

'Mulheres Positivas' na Espanha: conheça histórias de brasileiras que venceram no país europeu

Quatro mulheres relatam, durante evento, desafios e conquistas de viver fora do Brasil

Mulheres Positivas|Do R7

  • Google News

O Mulheres Positivas desta quinta-feira (23) foi até Barcelona, na Espanha, para se juntar a Tati Paz, que comanda o Mujeres Positivas, parceiro na versão espanhola. Ao lado de outras mulheres de diversas localidades, Fabi Saad e Tati bateram um papo com diversas mulheres que cruzaram fronteiras e recomeçaram longe de casa para serem protagonistas de suas próprias histórias.

Uma dessas incríveis mulheres é Paula Coelho, que tem mais de três décadas vivendo no exterior desde que saiu aos 19 anos para uma bolsa de estudos nos Estados Unidos. Com passagens por empresas renomadas como Microsoft e projetos inovadores como a urna eletrônica brasileira, Paula reviveu seu passado e falou do valor das experiências acumuladas ao longo dos anos.

“Então, o que eu queria dizer é que muitas vezes a gente pensa em sucesso e o sucesso não é bater a meta, o sucesso é o caminho que a gente trilha, é o impacto que a gente tem nas pessoas, o legado que a gente deixa para trás. Eu acho que isso seria os pontos principais que vejo”, destaca.

Já Bia Rodrigues, que mora há 13 anos em Barcelona, conseguiu se reinventar no setor hoteleiro na cidade espanhola. Em buscar de se recolocar no mercado após a modernidade, ela enfrentou diversos desafios em um novo país, mas descobriu que o networking é um caminho essencial para o sucesso e, após uma conversa em um café, veio uma proposta de emprego e sua grande oportunidade de virada.

“A gente não sabe o impacto que a gente tá causando em outra pessoa nesse momento. Pra mim era um café despretensioso, e sem saber, ou seja, era uma possibilidade que não existia, e alguém que reconhecia o meu talento. E, às vezes, a gente deixa a síndrome do impostor, ou mais ainda, mais do que a síndrome do impostor, que acho que afeta todas as mulheres, a mulher expatriada brasileira ainda tem a ‘síndrome de vira-lata”, pontua.

O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD NEWS para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.