Logo R7.com
RecordPlus

Caso Henry: Monique Medeiros e Jairinho voltam ao banco dos réus nesta segunda (25) após julgamento ser adiado

O júri popular do ex-casal precisou ser remarcado porque a defesa de Jairo Souza Santos Junior abandonou a audiência

Rio de Janeiro|Do R7

  • Google News
O menino Henry morreu aos 4 anos de idade Reprodução

Acusados da morte do menino Henry Borel, a mãe da criança, Monique Medeiros, e o padrasto Jairo Souza Santos Junior, o ex-vereador Jairinho, voltam ao banco dos réus nesta segunda-feira (25).

A sessão está marcada para começar às 9h, no II Tribunal do Júri da Capital, sendo presidida pela juíza Elizabeth Louro.


Leia Mais

O júri popular do ex-casal será reiniciado após ter sido adiado no dia 23 de março. Na ocasião, a defesa de Jairinho abandonou o plenário durante o julgamento.

A situação foi vista pela magistrada como uma manobra dos advogados para forçar a remarcação da data. E a juíza chegou a autorizar a soltura de Monique. Porém, a prisão preventiva foi restabelecida pelo STF (Supremo Tribunal Federal).


Preso há cinco anos, Jairo é acusado de homicídio qualificado. Já Monique responde por omissão na morte do filho.

Denúncia

Jairo Souza Santos Júnior é apontado como o responsável por provocar as lesões no corpo do menino Henry Borel, de 4 anos, que levaram a vítima à morte no dia 8 de março de 2021.


No entendimento da acusação, Monique Medeiros, responsável legal da vítima, se omitiu do seu dever de garantir a integridade física do filho, o que resultou na morte dele.

A denúncia do MPRJ (Ministério Público do Rio de Janeiro) também aponta que Jairo submeteu o enteado a sofrimento físico e mental em outras três ocasiões naquele ano.


Entenda o julgamento

Sorteio

Segundo o TJRJ (Tribunal de Justiça do Rio), a sessão vai ser aberta com a presença mínima de 15 jurados. Em seguida, serão sorteados 7 deles para a formação do Conselho de Sentença. Tanto a defesa quanto o Ministério Público podem recusar até três jurados.

Oitivas

Os depoimentos começam pelas testemunhas de acusação. Na sequência, as de defesa são ouvidas. Por último, os réus são interrogados.

Debates

O MP tem duas horas e meia para fazer a acusação. O mesmo tempo é dado para as defesas apresentarem os seus argumentos. A réplica e a tréplica podem levar duas horas (cada).

Votação e sentença

Os jurados respondem a quesitos sobre materialidade e autoria. As questões são formuladas de forma distinta em razão de mais de um acusado. A decisão é por maioria. Ao final, a juíza profere a sentença.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.