PM adia instalação de câmeras em uniforme de agentes no RJ
Operação do sistema estava prevista para começar em dez batalhões na próxima segunda-feira (16)
Rio de Janeiro|Bruna Oliveira, do R7
Foi adiada a instalação de câmeras portáteis em uniformes de policiais militares no Rio de Janeiro. A operação do sistema estava prevista para começar com cerca de 2.000 agentes em dez batalhões da capital na próxima segunda-feira (16).
A justificativa do estado foi que a empresa responsável pelo sistema solicitou 20 dias de adiamento por "questões operacionais". Em nota, o governo informou que iniciou o processo de aplicação de penalidade.
O estado argumentou, ainda, que é fundamental que esse programa funcione em sua totalidade para que seja garantida a transparência nas ações policiais.
A nova data para a instalação das câmeras nos uniformes dos agentes ainda não foi divulgada. Em abril, o cronograma divulgado pelas autoridades estabelecia que o sistema estaria em funcionamento em todo o Rio de Janeiro até o fim de junho.
A medida foi aprovada pela Alerj (Assembleia Legislativa do Rio) em junho do ano passado, após a operação mais letal do Rio, no Jacarezinho, na zona norte, com 28 mortos.
A fase de testes do uso do equipamento acoplado às fardas ocorreu no Réveillon de Copacabana, na zona sul, após o governo do estado comprar mais de 21.571 kits de câmeras.