PM apreende 280 kg de maconha no Complexo da Penha
161 tabletes de maconha, no total, foram apreendidos na comunidade da Chatuba; ação faz parte da megaoperação do Exército na zona norte do Rio
Rio de Janeiro|Agência Brasil

Em apoio às ações integradas da megaoperação do Comando Conjunto das Forças Armadas, que está sendo realizada desde segunda-feira (20) nos complexos do Alemão e da Penha, na zona norte do Rio de Janeiro, policiais militares apreenderam ao longo da última quinta-feira (23), em duas ações, mais de 280 kg de maconha na comunidade da Chatuba.
Durante ação de varredura na Chatuba, que fica na parte alta da Penha, equipes do Batalhão de Ações com Cães localizaram 100 tabletes de maconha com cerca de 2 kg cada. Os agentes da UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) da Chatuba, que deram continuidade às ações no terreno, apreenderam mais 61 tabletes da mesma droga com cerca de 1,3 kg cada. Nessa etapa, também foram encontrados dois artefatos explosivos de fabricação caseira, quatro balanças de precisão, duas espingardas de chumbinho, um carregador de fuzil modelo Fal 7,62, certa quantidade de frascos de cheirinho da loló e farto material para preparo de entorpecentes.
Militares mortos
Na operação de segunda-feira (20), três militares do Exército morreram em confronto com criminosos nos complexos do Alemão e Penha, que tinham sido ocupados no dia anterior. Atingidos por tiros de fuzil, morreram o cabo do Exército Fabiano de Oliveira e o soldado João Viktor da Silva.
O soldado Marcus Vinicius Viana Ribeiro foi ferido na perna e ficou internado no Hospital Central do Exército, mas na última quarta-feira (22), não resistiu ao impacto do ferimento, produzido por arma de guerra, e morreu. O corpo de Marcus Vinicius foi enterrado hoje à tarde no Cemitério de Ricardo de Albuquerque, zona norte do Rio.