São Paulo Aeroporto de Guarulhos inicia pousos e decolagens simultâneas

Aeroporto de Guarulhos inicia pousos e decolagens simultâneas

Controladores de tráfego aéreo passaram por treinamento que teve quase 5.000 horas de exercícios

  • São Paulo | Plínio Aguiar, do R7

Guarulhos já tem pousos e decolagens simultâneos

Guarulhos já tem pousos e decolagens simultâneos

Lucas Lacaz/Folhapress – 1º.12.2013

O Aeroporto Internacional de Guarulhos, o mais movimentado do País, iniciou na última quinta-feira (6) os pousos e decolagens simultâneos.

Batizado de Projeto Agile GRU, o procedimento traz maior eficiência no gerenciamento do tráfego aéreo e otimiza o trabalho dos controladores e tripulações.

Leia mais: Avião que seguia para Paris faz pouso de emergência em Guarulhos

Para gerenciar as operações segregadas, 227 controladores de tráfego aéreo passaram por treinamento nos Laboratórios de Simulação do Instituto de Controle do Espaço Aéreo, em São José dos Campos, no interior paulista.

Ao todo, o treinamento somou mais de 4.800 horas de exercício.

Naquela ocasião, foi utilizado um simulador de torre de controle em 3D para promover maior realidade aos testes. A simulação também treinou a fraseologia específica na operação.

Leia mais: Drone paralisa aeroporto de Congonhas por 46 minutos

Todo o simulado foi desenvolvido, segundo o aeroporto, com base em práticas aplicadas em outros países e, obviamente, adaptadas à realidade brasileira.

O GRU Airport, empresa que administra o aeroporto, estima que o projeto esteja em funcionamento durante 75% do tempo — média de tempo em que as condições visuais na região se mantêm ideais para pousos e decolagens.

Por ano, cerca de 40 milhões de usuários utilizam o aeroporto. Por dia, são, em média, 830 voos, entre pousos e decolagens — as aeronaves partem para 92 destinos diferentes no Brasil e no exterior.

Últimas