Prefeitura monta esquema especial de transporte para pós-Carnaval

Capital terá ainda desfile de 168 blocos e desfiles das campeãs no Anhembi. SPTrans vai desviar temporariamente 340 linhas de ônibus no fim de semana

Pós-Carnaval de SP ainda terá desfile de 168 blocos de rua pela cidade

Pós-Carnaval de SP ainda terá desfile de 168 blocos de rua pela cidade

Divulgação/ Prefeitura de SP

Neste final de semana ainda tem Carnaval na cidade de São Paulo, para isso a prefeitura montou uma operação especial para organizar o trânsito e o transporte público nos dias 29 de fevereiro e 1º de março. No período, haverá o desfile das escolas de samba campeãs do Carnaval 2020 no Sambódromo do Anhembi, na zona norte, além da passagem de 168 blocos de rua pela cidade.

Os foliões que forem aproveitar o fim de semana nas festas devem dar prioridade ao transporte público, já que diversas vias estarão bloqueadas para o tráfego de veículos. A recomendação é também comprar os bilhetes de Metrô e CPTM con antecedência para evitar filas.

Leia mais: Seguranças do Metrô de SP agridem passageiro que andava nos trilhos

Agentes da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) e técnicos da SPTrans (São Paulo Transportes) vão monitorar o trânsito e o transporte público, orientando motoristas sobre vias interditadas e rotas alternativas, desvios de itinerários e pontos de ônibus desativados.

No pós-Carnaval, a CET terá 496 agentes de trânsito por dia, 476 viaturas e 62 painéis de mensagens variáveis para garantir a fluidez do trânsito. Já a SPTrans vai desviar 340 linhas de ônibus. Serão alterações temporárias de itinerários entre sábado e domingo. Cerca de 700 funcionários da SPTrans vão atuar 24 horas por dia.

Veja também: Passado o Carnaval, rodízio de veículos volta a vigorar em SP

O monitoramento dos sistemas de trânsito e transporte será feito pelas centrais de operação. Durante os desfiles serão utilizados 3.500 cavaletes, 1.764 faixas e banners, além de 11 mil metros de gradis.

A maior concentração de técnicos, agentes e fiscais será nas regiões de blocos com expectativa de receber mais foliões, como Bloco da Anitta, Bloco da Preta, e Bloco Bell Marques na Rua, na região do Ibirapuera, zona sul; Bloco do Piruka e Bloco Vou de Táxi - Olha a Onda, na avenida Engenheiro Luís Carlos Berrini, também na zona sul; Navio Pirata com BaianaSystem e Troça Elétrica com Nação Zumbi, na avenida Tiradentes, zona norte; Pipoca da Rainha, de Daniela Mercury, na rua da Consolação, centro; e Bloco Sebah Vieira, na avenida Marquês de São Vicente, zona oeste.

Leia ainda: Crianças passam por cirurgias após queda de trio improvisado

Também haverá circuitos de blocos de rua na República, centro; na avenida Hélio Pellegrino, zona sul; no Largo da Matriz da Freguesia do Ó e na avenida Luiz Dumont Villares, zona norte; e na rua Henrique Schaumann, zona oeste.

Águia de Ouro vai desfilar neste sábado no Sambódromo de Anhembi

Águia de Ouro vai desfilar neste sábado no Sambódromo de Anhembi

ETTORE CHIEREGUINI/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Desfile das Campeãs do Grupo Especial

No sábado (29), a CET fará interdições e desvios no trânsito na região do Sambódromo do Anhembi, na zona norte, para facilitar o acesso do público ao local durante o desfiles das campeãs.

A SPTrans vai reativar uma linha de ônibus especial para fazer o transporte do público exclusivamente para o Sambódromo. A linha 179A/10 Metrô Tietê-Anhembi partirá da estação Portuguesa-Tietê do Metrô (Linha 1- Azul) e fará a ligação direta com o Anhembi. A tarifa é de R$ 4,40. 

Veja ainda: Vereador propõe desconto de 10% no IPTU em vias de Carnaval em SP

O Atende +, serviço de atendimento com vans adaptadas para pessoas com deficiência física severa, também transportará grávidas, idosos e pessoas com mobilidade reduzida. Vinte veículos sairão das estações Tietê e Barra Funda do Metrô, Posto da CET na avenida Olavo Fontoura e do Pavilhão do Anhembi em direção ao Sambódromo.

O Departamento de Transportes Públicos organizou em cinco bolsões de embarque distintos o serviço de táxi para atender ao público do Sambódromo, no sábado. 

Zona Azul suspensa no Ibirapuera

A Zona Azul estará suspensa nos bolsões internos e nas vias do entorno do  Parque do Ibirapuera no sábado (29) e domingo (1º).