São Paulo aprova lei que proíbe máscaras em protestos
Texto pode ser sancionado ou vetado por Alckmin nos próximos 15 dias
São Paulo|Do R7

Os deputados estaduais de São Paulo aprovaram, em votação simbólica na noite desta quinta-feira (3), na Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo), o projeto de lei 50/2014, que proíbe "o uso de máscara ou qualquer outro paramento que possa ocultar o rosto da pessoa, ou que dificulta ou impeça a sua identificação" nos protestos de rua.
De autoria do deputado Campos Machado (PTB), o projeto de lei exclui da proibição as "manifestações e reuniões culturais no calendário oficial do Estado".
O objetivo é inibir a atuação de manifestantes mascarados considerados radicais. Segundo o texto, a plataforma principal de reivindicação desse grupo é "destruir, danificar, explodir, queimar, saquear e aterrorizar".
— Tal comportamento tem esvaziado as legítimas manifestações e prejudicado o direito dos demais cidadãos de bem de se manifestarem. Além, por óbvio, de deixarem rastros de pânico e destruição e, consequentemente, causando prejuízos ao erário público.
O texto agora segue para o governador Geraldo Alckmin (PDSB), que tem o prazo de 15 dias para sancioná-lo ou vetá-lo.
STJ nega liberdade a manifestantes detidos em protesto contra a Copa
Policiais militares usam bombas de gás durante ato contra prisão de ativistas
Protesto contra Copa em SP teve 2.300 policiais para 1.500 manifestantes, diz coronel