Logo R7.com
RecordPlus

De papinha a molho de pimenta: Anvisa suspende comercialização de produtos por irregularidades

Agência reguladora encontrou ausência de informações essenciais nos rótulos dos produtos

Saúde|Do R7, em Brasília

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • A Anvisa suspendeu a comercialização de alimentos infantis, um lote de pimenta e um creme corporal devido a irregularidades.
  • Os produtos da empresa "PF da Nina Nutrição Infantil Ltda." não possuíam autorização e apresentavam rótulos inadequados.
  • O lote do molho de Pimenta Extra Forte da marca Ubon foi reprovado por conter dióxido de enxofre não declarado, podendo causar reações alérgicas.
  • O Creme Corporal Multifuncional da marca Adeus foi suspenso por apresentar propriedades farmacológicas, o que é proibido para cosméticos.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Molho de pimenta, alimentos para crianças e creme corporal foram itens proibidos pela Anvisa Marcelo Camargo/Agência Brasil - Arquivo

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) determinou a suspensão da fabricação, distribuição, comercialização e uso de alimentos infantis, um lote de pimenta e um creme corporal.

A decisão foi tomada após a agência detectar a ausência de informações essenciais nos rótulos dos produtos, além da falta de autorização de fabricação.


A decisão da Anvisa foi publicada no Diário Oficial da União.

Alimento para criança

Os produtos Alimentos Infantis e Alim. de Transição para Lactentes e Crianças de Primeira Infância “PF da Nina”, fabricados pela empresa “PF da Nina Nutrição Infantil Ltda.”, devem ser apreendidos.


Segundo a Anvisa, a empresa não tinha licença sanitária para fabricar esse tipo de alimento e também não seguia as boas práticas de fabricação. Todos os lotes foram proibidos de fabricação, importação e uso.

Em nota, a empresa informou que a decisão da Anvisa foi uma surpresa e está investigando a situação junto ao fornecedor.


“O PF da Nina tem registros ativos para todos os seus produtos junto à ANVISA, e é a única empresa de alimentos congelados para crianças nesta situação no estado de São Paulo. Entendemos que nosso fornecedor estava trabalhando junto à COVISA para obter a licença sanitária para a atividade do PF da Nina, como complemento à licença sanitária que já possui para as atividades principais”.

A nota também destaca que a empresa desconhece “falhas atuais nas boas práticas do fornecedor e falhas históricas ligadas à sua produção para o PF da Nina”.


“Independentemente disso, e consistente com nosso zelo pela regularidade, suspendemos nossas vendas, entregas e propaganda paga na mesma manhã em que a medida foi publicada. Estamos avaliando ainda próximos passos, além do mais óbvio de garantir que o fornecedor obtenha a licença sanitária para a nossa produção o mais breve possível”, informou a nota.

Leia mais

Molho de pimenta

A suspensão também abrange o lote 4512823 do molho de pimenta Extra Forte, da Marca Ubon.

A medida foi motivada pela reprovação do lote nos ensaios de determinação e de pesquisa quantitativa de dióxido de enxofre, que detectaram uma quantidade de substância que não havia sido declarada no rótulo.

Segundo a Anvisa, a presença do dióxido de enxofre em alimentos pode provocar reações alérgicas em pessoas sensíveis a esse composto químico.

Cosmético

O “Creme Corporal Multifuncional”, da marca Adeus, também foi suspenso por estar regularizado como cosmético, mas apresentar características farmacológicas, prometendo tratamento e curas que não são permitidos a produtos classificados como cosméticos.

O R7 tentou contato com as duas empresas, mas ainda não teve respostas. O espaço segue em aberto para manifestação.

Perguntas e Respostas

 

Qual foi a decisão da Anvisa em relação a produtos alimentícios e cosméticos?

 

A Anvisa suspendeu a fabricação, distribuição, comercialização e uso de alimentos infantis, um lote de molho de pimenta e um creme corporal devido à ausência de informações essenciais nos rótulos e falta de autorização de fabricação.

 

Quais produtos foram afetados pela suspensão?

 

Os produtos afetados incluem os Alimentos Infantis e Alim. de Transição para Lactentes e Crianças de Primeira Infância “PF da Nina”, fabricados pela empresa “PF da Nina Nutrição Infantil Ltda.”, e o lote 4512823 do molho de pimenta Extra Forte, da Marca Ubon. O “Creme Corporal Multifuncional”, da marca Adeus, também foi suspenso.

 

Por que a Anvisa suspendeu os produtos da empresa PF da Nina?

 

A Anvisa suspendeu os produtos da empresa PF da Nina porque a empresa não possuía licença sanitária para fabricar esses alimentos e não seguia as boas práticas de fabricação. Todos os lotes foram proibidos de fabricação, importação e uso.

 

O que motivou a suspensão do molho de pimenta da Marca Ubon?

 

A suspensão do molho de pimenta foi motivada pela reprovação do lote nos ensaios de determinação e pesquisa quantitativa de dióxido de enxofre, que detectaram uma quantidade de substância não declarada no rótulo.

 

Quais são os riscos associados ao dióxido de enxofre em alimentos?

 

A presença de dióxido de enxofre em alimentos pode provocar reações alérgicas em pessoas sensíveis a esse composto químico.

 

Por que o Creme Corporal Multifuncional da marca Adeus foi suspenso?

 

O Creme Corporal Multifuncional foi suspenso porque estava regularizado como cosmético, mas apresentava características farmacológicas, prometendo tratamentos e curas que não são permitidos para produtos classificados como cosméticos.

 

As empresas foram contatadas pela Anvisa?

 

O R7 tentou contato com as empresas envolvidas, mas ainda não obteve respostas. O espaço segue aberto para manifestação das empresas.

 

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.