Saúde Insônia está associada a maior risco de infarto e AVC, aponta estudo

Insônia está associada a maior risco de infarto e AVC, aponta estudo

Pesquisadores suecos identificaram que variantes genéticas para insônia estão ligadas a maiores chances de doenças cardiovasculares

Estudo foi conduzido por pesquisadora sueca

Estudo foi conduzido por pesquisadora sueca

Freepik

Pessoas que sofrem de insônia podem ter um risco aumentado de doença arterial coronariana, insuficiência cardíaca e AVC (acidente vascular cerebral), segundo pesquisa publicada na segunda-feira (19) na revista científica Circulation, da Associação Americana do Coração.

De acordo com o estudo, aproximadamente 30% da população mundial têm insônia.

Os pesquisadores identificaram que "variantes genéticas para insônia estavam associadas a chances significativamente maiores de doença arterial coronariana, insuficiência cardíaca e acidente vascular cerebral isquêmico - particularmente acidente vascular cerebral de grande porte".

Por outro lado, eles não conseguiram concluir se a insônia é a causa ou se apenas está associada aos problemas cardiovasculares, explicou a professora Susanna Larsson, do Karolinska Institutet, em Estocolmo (Suécia), principal autora do estudo.

Susanna também alerta que é preciso identificar o que está provocando a insônia e tratar. "O sono é um comportamento que pode ser alterado por novos hábitos e gerenciamento do estresse".

Leia também: Saiba o que está impedindo você de ter uma boa noite de sono