Insônia está associada a maior risco de infarto e AVC, aponta estudo
Pesquisadores suecos identificaram que variantes genéticas para insônia estão ligadas a maiores chances de doenças cardiovasculares
Saúde|Fernando Mellis, do R7
Pessoas que sofrem de insônia podem ter um risco aumentado de doença arterial coronariana, insuficiência cardíaca e AVC (acidente vascular cerebral), segundo pesquisa publicada na segunda-feira (19) na revista científica Circulation, da Associação Americana do Coração.
De acordo com o estudo, aproximadamente 30% da população mundial têm insônia.
Os pesquisadores identificaram que "variantes genéticas para insônia estavam associadas a chances significativamente maiores de doença arterial coronariana, insuficiência cardíaca e acidente vascular cerebral isquêmico - particularmente acidente vascular cerebral de grande porte".
Por outro lado, eles não conseguiram concluir se a insônia é a causa ou se apenas está associada aos problemas cardiovasculares, explicou a professora Susanna Larsson, do Karolinska Institutet, em Estocolmo (Suécia), principal autora do estudo.
Susanna também alerta que é preciso identificar o que está provocando a insônia e tratar. "O sono é um comportamento que pode ser alterado por novos hábitos e gerenciamento do estresse".
Leia também: Saiba o que está impedindo você de ter uma boa noite de sono