Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Ministério da Saúde amplia público-alvo de 6 vacinas; veja lista das mudanças

Imunizante contra hepatite A passa a ser disponibilizado para crianças até 5 anos

Saúde|Do R7

Nesse ano, além das meninas, os meninos já podem tomar vacina contra o HPV
Nesse ano, além das meninas, os meninos já podem tomar vacina contra o HPV Nesse ano, além das meninas, os meninos já podem tomar vacina contra o HPV

O Ministério da Saúde anunciou nesta sexta-feira (3) que seis vacinas tiveram o público-alvo aumentado no Calendário Nacional de 2017. São elas: tríplice viral, tetra viral, dTpa (Tríplice Bacteriana Acelular do Adulto), HPV, Meningocócica C e hepatite A.

De acordo com a pasta, as mudanças têm o objetivo aumentar a proteção de crianças e adolescentes. Atualmente são ofertadas gratuitamente no SUS (Sistema Único de Saúde) 19 vacinas recomendadas pela OMS (Organização Mundial de Saúde), beneficiando todas as faixas etárias.

O ministro da Saúde, Ricardo Barros, disse que “é mais barato, é mais confortável para a população se imunizar do que cuidar de doenças".

— Estamos fazendo esse esforço de conscientização para a vacinação para que todos possam ficar imunes. Nós estamos acordando com o MEC uma cooperação para ampliar a cobertura vacinal entre os adolescentes nas escolas.

Publicidade

Veja a seguir as mudanças no calendário:

Hepatite A

Publicidade

A vacina de hepatite A passa a ser disponibilizada para crianças até 5 anos de idade. Antes, a idade máxima para vacina de hepatite A era de até 2 anos. Em países que adotaram o esquema de vacinação da hepatite A com uma dose, houve controle da incidência da doença. A vacina hepatite A é altamente eficaz, com taxas de soro conversão de 94% a 100%.

HPV

Publicidade

Neste ano também está disponível a vacina contra HPV para meninos, de 12 e 13 anos, e para meninas de 14 anos. A vacina contra HPV também é oferecida para homens vivendo com HIV e Aids entre 9 e 26 anos de idade, e para imunodeprimidos. Desde 2015, as mulheres (9 e 26 anos) que vivem com HIV/Aids recebem a vacina contra o HPV.

Meningite C

O Ministério da Saúde também passou a disponibilizar a vacina meningocócica C (conjugada) para adolescentes de 12 a 13 anos. A faixa etária da vacina contra meningite C será ampliada, gradativamente, até 2020, para crianças e adolescentes de 9 a 13 anos. A meta da ampliação da vacina contra meningite C é atingir 80% do público-alvo, formado por 7,2 milhões de adolescentes.

dTpa (Tríplice Bacteriana Acelular do Adulto)

A vacina dTpa (acelular) tipo adulto agora é recomendada para gestantes a partir da 20ª semana de gestação. As mulheres que não foram vacinadas com a dTpa adulto na gestação devem receber uma dose no puerpério, o mais precoce possível. A vacina na gestação busca garantir que os bebês nasçam protegidos contra a coqueluche.

Vacinas contra a gripe chegam aos Estados em abril

Tetra viral

Em 2017, para as crianças, a mudança se deu na ampliação da oferta da vacina tetra viral. A faixa etária da tetra viral era de 15 meses a menor de 2 anos de idade, agora é de 15 meses até 4 anos de idade.

Tríplice viral

Houve a introdução da segunda dose para a população de 20 a 29 anos de idade. É recomendada a 1ª dose da tríplice viral aos 12 meses de vida, e a 2ª aos 15 meses, com a dose de varicela (tetra viral). A mudança no calendário da tríplice viral considera a situação epidemiológica da caxumba nos últimos anos.

Duas doses contra sarampo, caxumba e rubéola passam a ser disponibilizadas para pessoas de 12 meses até 29 anos de idade. Para os adultos de 30 a 49 anos de idade, administrar apenas uma dose de tríplice viral.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.