Logo R7.com
RecordPlus

Número de doações e transplantes de órgãos cai no Brasil no primeiro trimestre, revela estudo

De acordo com a ABTO, houve apenas 376 transplantes de fígado nos três primeiros meses

Saúde|Do R7

  • Google News

A atividade de doação e transplantes de órgãos caíram no primeiro trimestre deste ano quando comparado ao mesmo período do ano passado, de acordo com levantamento da ABTO (Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos) divulgado nesta terça-feira (14).

De acordo com o estudo, o transplante de rim caiu 8,6%; o de fígado 5,8% e o de coração 8,4%. Em janeiro, fevereiro e março deste ano, foram doados e transplantados 1.235 rins. Já fígados apenas 376 e o último da lista está o coração com o pior desempenho, 52 órgãos em todo o País.


O número total de doações no Brasil neste primeiro trimestre foi de 599. São Paulo é o campeão em número de doadores com 191, seguido de Rio Grande do Sul com 54 e Paraná com 49. Já o último da lista é o estado do Tocantins com nenhum registro de doação.

Leia mais notícias de Saúde


Segundo a ABTO, a meta de crescimento do ano gira em torno de 10% em relação ao ano anterior. Os procedimentos renais precisam chegar a 6.000 e os hepáticos a 1.800, por exemplo.

Por causa dos dados, a associação informou que já tomou uma série de ações de cooperação junto ao Ministério da Saúde,secretarias estaduais de saúde, organizações de procura de órgãos e as comissões intrahospitalares, para reverter o quadro.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.