Passas, bacalhau e álcool em excesso são as armadilhas do Ano-Novo à saúde
Nutricionista dá dicas de como aproveitar a ceia sem prejudicar a saúde
Saúde|Do R7

O último dia do ano é visto como a famosa época das “escapadas” na dieta. A tradicional ceia de Ano Novo é recheada de alimentos calóricos e ricos em sódio, açúcares e gorduras. Com tanta comida gostosa, quem é capaz de resistir? Antes de “enfiar o pé na jaca”, a nutricionista Simone Spadaro, da Beneficência Portuguesa de São Paulo, alerta que o exagero somado ao maior consumo de álcool não só acarretam gordurinhas difíceis de perder, mas também podem sobrecarregar o organismo de forma custosa.
— Não é necessário fugir de todas as guloseimas, afinal, é período de festas, e precisamos comemorar. Mas, tudo com cautela.
Ao desfrutar dos petiscos e aperitivos, Simone sugere optar pelas versões sem sal de castanha de caju e do Pará, nozes, avelãs, amendoim, entre outras.
— Uma porção de 50 a 60 gramas por dia de oleaginosas fornece gorduras boas que protegem o coração.
Saiba como fugir da ressaca de Réveillon
Na hora da ceia, o segredo para manter o controle é fazer pequenas refeições ao longo do dia 31, priorizando iogurte desnatado, frutas e alimentos integrais, ensina a nutricionista.
— Isso ajudará no controle da compulsão alimentar por alimentos calóricos e gordurosos.
Álcool e café podem piorar sintomas da gastrite
A dica da especialista é abusar das saladas e escolher pequenas quantidades de cada alimento preferencial, “sem privação e nem exageros”.
Segundo ela, o chester é uma carne magra e pode ser uma decisão saudável e deliciosa. Por outro lado, ela alerta que as peles de aves, versões defumadas, fritas e à pururuca, ou mesmo pratos excessivamente salgados, como o bacalhau, não deveriam fazer parte da ceia.
Quando passamos para o campo dos alimentos doces, Simone lembra que as frutas cristalizadas e as passas concentram alto teor de açúcar, por isso precisam ser consumidas com moderação. Panetones recheados, tortas e refrigerantes também entram na lista das armadilhas.
— Como recurso para adoçar a noite, é possível recorrer às frutas da estação em forma de sucos ou nas versões in natura.
Como bebida alcoólica costuma não faltar na celebração da virada do ano, a dica da nutricionista é beber com moderação, intercalar ou substituir o consumo com a ingestão de sucos e, principalmente, ingerir bastante água. Isso porque o álcool em excesso pode causar desidratação.
Se mesmo com todas as dicas for impossível manter o controle, o jeito é lançar mão dos sucos detox, que auxiliam na eliminação de toxinas acumulados com o abuso de gorduras e álcool. Em geral, as receitas são baseadas no consumo de alimentos com propriedades diuréticas e termogênicas.
Confira três receitas da nutricionista Ana Maria Gonçalves, coordenadora do Curso de Gastronomia do IBMR.
Suco misto
1 fatia grossa de mamão
1/2 maçã
2 morangos
300 ml de água de coco
Suco verde
2 maçãs
2 folhas de couve (sem o talo)
1 cenoura média
1 talo de salsão
1 talo de aipo
1 colher (sopa) cheia de gengibre ralado
200 ml água e gelo
Suco de maçã com couve, limão e pepino
1 maçã
2 folhas de couve-manteiga
1 pepino cortado em rodelas
Suco de um limão-taiti
200 ml de água ou água de coco