Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Cientista desenvolve robô que tem o peso de três grãos de arroz

Dispositivo considerado o mais leve do mundo pode transportar objetos que pesam com até 2,6 vezes seu próprio peso

Tecnologia e Ciência|Do R7

Robô mais leve do mundo recebeu o nome de "RoBeetle"
Robô mais leve do mundo recebeu o nome de "RoBeetle" Robô mais leve do mundo recebeu o nome de "RoBeetle"

Um robô em formato de besouro extremamente pequeno e que pesa 88 miligramas, o equivalente a três grãos de arroz, será incluído na próxima edição do Guinness World Records como o robô rastejante mais leve do mundo.

O dispositivo, que recebeu o nome de "RoBeetle" — junção das palavras em inglês "robot" (robô) e "beetle" (besouro) — foi criado pelo professor de engenharia Néstor O. Pérez-Arancibibia, da Universidade Estadual de Washington, nos Estados Unidos.

Mesmo sendo tão leve, o robô é capaz de executar diversas tarefas, como subir superfícies íngremes e transportar objetos que pesam até 2,6 vezes seu próprio peso. Para tal, ele é alimentado exclusivamente pela combustão catalítica de metanol.

Leia também: Pesquisadores criam robô capaz de aprender pela observação

Publicidade

O professor Pérez-Arancibia espera que seus robôs possam algum dia ser utilizados para resolver problemas complexos da engenharia, "seguindo o exemplo de criaturas talentosas como lulas ou ratos, que podem se espremer como líquidos em lugares apertados".

Leia também: Robô bípede estabelece recorde de tempo em corrida de 5 quilômetros

Apesar de organismos vivos, sobretudo insetos, ainda superarem seus equivalentes robóticos em quase todos os aspectos, ele espera desenvolver robôs que sejam significativamente melhores em imitar sistemas naturais até a próxima década.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.