Tecnologia e Ciência Sonda da Nasa revela como é a estrutura interna de Marte

Sonda da Nasa revela como é a estrutura interna de Marte

Vibrações registradas por um sismômetro da InSight indicam características do núcleo, manto e crosta do planeta vermelho

A sonda InSight, da Nasa, a agência espacial norte-americana

A sonda InSight, da Nasa, a agência espacial norte-americana

Nasa

Dados sobre a estrutura interna de Marte, bem como características do núcleo, manto e crosta do planeta, foram revelados pela primeira vez na história. O feito se deve ao trabalho da sonda InSight, lançada pela Nasa, a agência espacial norte-americana, em maio de 2018.

O instrumento posicionou um sismômetro (aparelho que detecta os movimentos do solo) na superfície do planeta vermelho para medir a atividade sísmica — ou "martemotos", como foram apelidados os terremotos marcianos.

Ondas geradas pelos tremores variam em velocidade e tamanho ao atravessarem diferentes materiais dentro de um planeta. Dados do sismógrafo sobre mais de trinta tremores de Marte permitiram que o interior do planeta estivesse em foco.

O núcleo de Marte, a camada geológica no centro do planeta, tem 3.660 quilômetros de diâmetro, medida maior do que se pensava. Isso sugere que o núcleo, composto em sua maioria por ferro e níquel, é menos denso do que anteriormente conhecido, com elementos mais leves como enxofre, oxigênio, carbono e hidrogênio representando uma proporção inesperadamente grande da composição.

"A real importância dessas descobertas é que, pela primeira vez, nós realmente temos medidas de dimensões - tamanhos - dos blocos fundamentais do planeta Marte", disse o geofísico planetário Bruce Banerdt, do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa, principal investigador da missão da InSight.

Últimas