Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

UE vai multar Facebook por compra do WhatsApp, diz jornal

Valor de sanção pode chegar até 248 milhões de euros

Tecnologia e Ciência|Da Ansa Brasil

Valor da multa pelo WhatsApp pode chegar a 248 milhões de euros
Valor da multa pelo WhatsApp pode chegar a 248 milhões de euros Valor da multa pelo WhatsApp pode chegar a 248 milhões de euros

A Comissão Europeia vai aplicar uma multa ao Facebook por considerar que a rede social enganou as autoridades durante o processo de compra do aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp, informou o jornal "Financial Times" nesta quarta-feira (17). Segundo a publicação, a decisão ainda não é oficial, mas o valor da multa pode chegar a no máximo 1% do faturamento total de 2016 da empresa de Mark Zuckerberg, o equivalente a cerca de 248 milhões de euros.

De acordo com o Financial Times, Bruxelas já decidiu dar o próximo passo, avançando com a aplicação de uma multa à empresa que controla a rede social. O anúncio oficial, segundo a publicação, acontecerá na próxima quinta-feira (18).

A conclusão preliminar foi anunciada em dezembro do ano passado quando as autoridades de fiscalização da UE (União Europeia) acusaram o Facebook de fornecer informações enganosas durante a avaliação para a aquisição do WhatsApp.

Se você não quer que o WhatsApp envie seus dados para o Facebook, precisa correr

Publicidade

Durante as negociações, foi perguntado sobre uma mudança na política de privacidade do WhatsApp, na qual o serviço informou que os números de telefone de alguns usuários seriam compartilhado com o Facebook, o que desencadeou investigações das autoridades de proteção de dados da UE.

Segundo a Comissão, o Facebook indicou em seu pedido de aquisição que não seria capaz de combinar as contas de usuários das duas empresas. Na ocasião, em comunicado, a Comissão Europeia para a Concorrência afirmou que as objeções não comprometeram a aprovação da fusão avaliada em US$ 22 bilhões (R$ 72,6 bilhões) em 2014.

Sem WhatsApp? Confira 7 aplicativos para trocar suas mensagens

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.