Tecnologia e Ciência WhatsApp divulga orientações do que fazer ao ter uma conta clonada

WhatsApp divulga orientações do que fazer ao ter uma conta clonada

Teve a conta no aplicativo roubada e não sabe como proceder? Saiba quais são os passos recomendados pela própria ferramenta

Contas clonadas podem gerar dor de cabeça a usuários do app

Contas clonadas podem gerar dor de cabeça a usuários do app

Pixabay

Em um momento de distração você clicou em algum link sem querer e depois percebeu que sua conta no Whatsapp havia sido clonada? Isso acontece com muitas pessoas.

Por conta disso, a própria plataforma divulgou os passos que devem ser seguidos depois de ter a conta clonada ou roubada por cibercriminosos.

A primeira ação é solicitar a verificação da conta via SMS. Depois disso, reinstale o WhatsApp, entre com seu número de telefone e confirme o código de seis dígitos que você receber via SMS. Dessa forma, qualquer indivíduo que usar sua conta será desconectado automaticamente.

Outro ponto importante é notificar os amigos e a família. Muitos golpistas usam sua lista de contatos para solicitar informações sigilosas e pedir depósitos em dinheiro. Se sua conta for violada, entre em contato com pessoas próximas para que ninguém possa se passar por você.

Depois disso, o caminho é falar com a equipe de atendimento do WhatsApp. Mande um e-mail para support@whatsapp.com. O e-mail pode ser enviado em português e no assunto deve conter informações como “Conta clonada/roubada” mais o número em formato internacional (+55 XX...). Exemplo: Conta roubada / +55 11 1234-5678.

Uma medida que pode ser tomada, antes de passar por estes apuros e para evitá-los, é ativar a confirmação em duas etapas. Este é um recurso opcional que, ao ser ativado, exige um PIN de seis dígitos de verificação, se houver uma tentativa de entrada no seu número de WhatsApp. Esse código, assim como o SMS do WhatsApp, não deve ser compartilhado com ninguém.

Para ativar esta opção basta seguir este caminho: Configurações (Android) / Ajustes (iOS) > Conta > Confirmação em duas etapas > ATIVAR.

Você poderá colocar também um email para receber o PIN, caso o esqueça.

Em caso de tentativa de roubo de conta, o WhatsApp garante que suas conversas anteriores não serão vistas pelos invasores, graças à criptografia de ponta a ponta do aplicativo, que não é comprometida.

Para mais informações oficiais sobre contas de Whatsapp roubadas, clique aqui.

Últimas