Administradores de Água Quente e Arapoanga devem ser nomeados em fevereiro, diz Ibaneis
As duas novas regiões administrativas do DF foram criadas em dezembro, após aprovação da Câmara Legislativa
Brasília|Sarah Paes, do R7, em Brasília
As recém-criadas regiões administrativas do Arapoanga, em Planaltina, e de Água Quente, no Recanto das Emas, devem ter seus administradores indicados em fevereiro, informou o governador Ibaneis Rocha (MDB) após reunião com os chefes das administrações regionais nesta quarta-feira (4), no Palácio do Buriti.
A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) aprovou a criação das duas novas regiões no fim do ano passado. Segundo o governador, é necessário um tempo para que seja montada uma infraestrutura mínima para receber as administrações.
"Nós precisamos estruturar primeiramente, tem algumas coisas que precisam ser preparadas, porque, por exemplo, o Arapoanga, não temos nem local ainda para colocar a administração, então temos que cuidar primeiro da parte de estrutura”, disse o governador.
As secretarias de governo e de cidades estão com a responsabilidade de cuidar desta primeira estruturação para que o trabalho possa começar. “No caso de Água Quente, estamos desapropriando uma área para que a gente possa instalar os equipamentos públicos. São duas cidades importantes que cresceram muito e que realmente precisavam ser constituídas em regiões administrativas”, concluiu o governador.
O chefe do executivo local e a vice-governadora Celina Leão (PP) se reuniram com os 33 administradores regionais para alinhar metas e definir expectativas para os próximos quatro anos. Todos os representantes estiveram presentes para expor suas demandas e diagnósticos de cada localidade.
Leia também
Para o início do novo governo, Ibaneis substituiu 18 nomes. Destes, 15 foram nomeados no primeiro decreto oficial em 1º de janeiro. Os administradores são responsáveis por fazer articulações com a população e mobilizar, junto ao Executivo local, a execução de serviços públicos nas regiões.