Brasília Deputados do DF aprovam criação da 34ª e 35ª Região Administrativa; saiba quais

Deputados do DF aprovam criação da 34ª e 35ª Região Administrativa; saiba quais

Votação que emancipa Água Quente e Arapoanga ocorreu nesta quarta-feira; texto segue para sanção do governador Ibaneis Rocha

  • Brasília | Do R7, em Brasília

Câmara Legislativa do Distrito Federal

Câmara Legislativa do Distrito Federal

Divulgação/CLDF

A Câmara Legislativa do Distrito Federal aprovou nesta quarta-feira (7) a criação de duas novas Regiões Administrativas (RAs): Água Quente e Arapoanga, que serão desmembradas do Recanto das Emas e de Planaltina, respectivamente. Com a decisão, que segue para sanção do governador Ibaneis Rocha (MDB), o DF passará a ter 35 RAs.

O Setor Habitacional Água Quente conta com 20 mil moradores e fica no limite do DF, próximo à cidade goiana de Santo Antônio do Descoberto. A região soma uma área de 578 hectares. "Por sua vez, a Caesb informou que há mapas de redes de água na região, porém, não existem redes de esgoto implantadas na localidade", informou a CLDF.

Araponga está localizada na Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio São Bartolomeu, numa área ocupada por condomínios em processo de regularização. De acordo com a CLDF, a Secretaria de Governo estima 100 mil pessoas vivem na região, que terá aproximadamente 22 mil hectares, envolvendo zona rural e zona urbana.

"Apesar de obter a unanimidade dos votos dos parlamentares presentes ao plenário no momento da votação, deputados oposicionistas chamaram a atenção do governo para a necessidade de implantar infraestrutura básica nas duas RAs, além de dotar os órgãos gestores de equipamentos e pessoal especializado para cumprir os seus objetivos de facilitar o acesso aos serviços públicos", informou a CLDF.

DF tem hoje 33 Regiões Administrativas

O Distrito Federal é dividido hoje em 33 regiões administrativas. As duas mais recentes, criadas no governo Ibaneis Rocha, são Sol Nascente/Pôr do Sol (19 de outubro de 2019) e Arniqueira (1º de outubro de 2019). A R.A. mais antiga é Brazlândia, estabelecida em 5 de junho de 1933.

As regiões administrativas são limites físicos que "definem a jurisdição da ação governamental para fins de descentralização administrativa e coordenação dos serviços públicos", explica o Governo do DF.

Confira a lista com as 33 RAs do DF:
1 - Plano Piloto
2 - Gama
3 - Taguatinga
4 - Brazlândia
5 - Sobradinho
6 - Planaltina
7 - Paranoá
8 - Núcleo Bandeirante
9 - Ceilândia
10 - Guará
11 - Cruzeiro
12 - Samambaia
13 - Santa Maria
14 - São Sebastião
15 - Recanto das Emas
16 - Lago Sul
17 - Riacho Fundo
18 - Lago Norte
19 - Candangolândia
20 - Águas Claras
21 - Riacho Fundo 2
22 - Sudoeste/Octogonal
23 - Varjão
24 - Park Way
25 - Estrutural/Scia
26 - Sobradinho II
27 - Jardim Botânico
28 - Itapoã
29 - SIA
30 - Vicente Pires
31 - Ferca
32 - Sol Nascente/Pôr do Sol
33 - Arniqueira

Últimas