Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

TSE abre urna e explica processo eleitoral a alunos de escola pública

Iniciativa inédita ocorre na próxima segunda (2); urna será aberta a 300 estudantes do Centro de Ensino Médio do Gama, no DF

Brasília|Lucas Nanini, do R7, em Brasília

Urna eletrônica que será utilizada nas eleições deste ano
Urna eletrônica que será utilizada nas eleições deste ano Urna eletrônica que será utilizada nas eleições deste ano

Alunos do Centro de Ensino Médio do Gama, no Distrito Federal, vão saber como é o funcionamento de uma urna eletrônica e qual a importância do equipamento no processo eleitoral, na próxima segunda-feira (2). O evento “Por dentro da urna” vai permitir que os estudantes vejam cada componente do aparelho usado nas eleições, entendam como é a contabilização dos votos e conheçam os dispositivos que garantem a segurança da votação.

A experiência é uma atividade inédita do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Serão duas apresentações, para 300 pessoas — 150 em cada turma, para manter o distanciamento de acordo com o tamanho do auditório do centro educacional.

Quem vai explicar aos alunos como é a urna eletrônica é o coordenador de Tecnologia Eleitoral do TSE, Rafael Azevedo. Ele vai abrir a urna, mostrar os componentes e esclarecer dúvidas sobre o processo de votação e o sistema informatizado da Justiça Eleitoral. Os alunos também saberão como a corte tem se organizado para o pleito de outubro deste ano.

Segundo o TSE, a iniciativa deve ser levada para mais escolas do DF e também para espaços públicos da capital. A medida faz parte de uma campanha de comunicação para que a população tenha mais confiança na segurança de todo o processo eleitoral.

Publicidade
Novo modelo de urna eletrônica, mais seguro e moderno, será usado nas eleições de 2022
Novo modelo de urna eletrônica, mais seguro e moderno, será usado nas eleições de 2022 Novo modelo de urna eletrônica, mais seguro e moderno, será usado nas eleições de 2022

Novas urnas

Até a semana passada, o TSE havia recebido 127 mil novas urnas eletrônicas para as eleições de 2022. Outras 4.500 estavam a caminho dos depósitos da Justiça Eleitoral. Ao todo, 225 mil novos equipamentos devem ser entregues até julho deste ano.

As eleições de 2022 terão 577.125 urnas — quase metade é do modelo novo, com mais dispositivos de segurança. As peças antigas receberam um hardware para torná-las mais seguras — elas poderão executar apenas programas desenvolvidos pela equipe do tribunal.

Publicidade

Leia também

Os equipamentos novos foram adquiridos pelo TSE por meio de licitação. A empresa Positivo Tecnologia, responsável por fabricar as novas máquinas, foi escolhida em outubro do ano passado. A mudança ocorreu para incluir medidas de segurança e de celeridade.

O processador, do tipo SOC (System on a Chip), é 18 vezes mais rápido que o modelo 2015. O projeto da urna eletrônica é 100% nacional e já foi exportado para mais de 50 países. Por essa razão, a Secretaria de Tecnologia do TSE acompanha os novos equipamentos. A expectativa é que o registro do voto e a apuração da eleições fiquem mais rápidos por causa da velocidade de processamento dos novos modelos.

Publicidade

Voto eletrônico

A primeira votação em urna eletrônica no Brasil ocorreu em 1998. Desde então, o modelo das urnas foi atualizado 11 vezes, com a compra de novos equipamentos. A última aquisição ocorreu em 2020. Mesmo com modelos mais antigos, ainda é possível atualizar o software — programa instalado na urna para computar os votos.

Neste ano, as peças mais antigas são de 2009. Em máquinas anteriores a essas não é possível atualizar o sistema com as novas medidas de segurança, por isso o uso delas foi descartado. A atualização ocorre para evitar fraudes e rebater críticas ao sistema. O presidente Jair Bolsonaro tem repetido de maneira reiterada que os equipamentos não são seguros e que houve irregularidades nas votações passadas.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.