Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Cadastro Positivo começa a ser implementado nesta quinta-feira

Novidade pretende melhorar o crédito para os bons pagadores

Economia|Do R7

A inclusão dos nomes depende da autorização do interessado
A inclusão dos nomes depende da autorização do interessado A inclusão dos nomes depende da autorização do interessado

O Cadastro Positivo, lista com nomes e dados dos bons pagadores, começa a ser implantado em todo o País nesta quinta-feira (1º de agosto). A novidade deve proporcionar melhores formas de concessão de crédito, realização de compras a prazo e outras transações comerciais para quem paga as contas em dia.

A inclusão dos nomes dos consumidores no sistema depende da autorização do interessado, por meio de documentação específica.

Leia mais notícias sobre economia

De acordo com o sócio da Crowe Horwath Macro Auditoria e Consultoria, Fernando Segato, o Cadastro Positivo vai promover novos meios para a redução das taxas de juros e o crescimento das relações comerciais.

Publicidade

— Haverá um estreitamento da confiança entre as empresas e os bons pagadores.

Sagato cita alguns países onde a regra foi implementada, como Chile, México e Estados Unidos, e teve um bom desempenho.

Publicidade

— No país americano, o Cadastro Positivo fez o acesso à financiamento pular de 40% para 80% entre seus interessados. Já no Chile houve um maior acesso das mulheres aos sistemas de crédito.

Consórcio

Publicidade

As administradoras de consórcios não precisam obedecer o prazo que começa nesta semana. Para elas, a adequação será até junho de 2014.

Segundo o Banco Central, a ampliação para este setor deve-se às “peculiaridades dessa modalidade de negócio", a qual se diferencia, ainda de acordo com a autoridade monetária, das operações de crédito tradicionais "na medida em que não há agente financeiro emprestando recursos, e sim a união de esforços de poupadores, por meio de um grupo de consórcio, com o objetivo de formação de fundo financeiro para aquisição de bens ou serviços".

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.