Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Consumidor quer a portabilidade da conta de luz como tem na telefonia

Maioria dos brasileiros (66%) deseja escolher livremente a empresa fornecedora de energia

Economia|Joyce Carla, do R7

Pesquisa mostra que maioria dos brasileiros está insatisfeita com o preço da conta de luz
Pesquisa mostra que maioria dos brasileiros está insatisfeita com o preço da conta de luz Pesquisa mostra que maioria dos brasileiros está insatisfeita com o preço da conta de luz

O consumidor brasileiro quer ter a mesma liberdade de escolha no setor elétrico que já encontra no setor de telecomunicação. De acordo com uma pesquisa Ibope, divulgada nesta quinta-feira (7), 66% dos cidadãos gostariam de escolher a empresa que oferece energia elétrica na sua casa assim como pode escolher a operadora de telefone celular.

A pesquisa encomendada pela Abraceel (Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia) mostra que dois em cada três brasileiros estão insatisfeitos com as tarifas da conta de luz. Cerca de 67% dos entrevistados consideram os custos com fornecimento de eletricidade altos ou muito altos.

Segundo o presidente da associação, Reginaldo Medeiros, "isso é preocupante".

— Pois a atual gestão está represando os reajustes para o próximo ano.

Publicidade

Brasileiro acredita que pode haver racionamento de luz neste ano

Idosos sentirão mais o reajuste na conta de luz esperado para 2015

Publicidade

Serviço

Além da insatisfação com os preços, quase metade dos cidadãos também está insatisfeita com os serviços prestados. Segundo a pesquisa, aproximadamente 40% dos entrevistados afirmaram que os cortes de luz aumentaram neste ano.

Publicidade

— Ampliar o mercado livre para os consumidores residenciais, como já ocorre na maior parte dos países desenvolvidos, é a melhor solução para resolver essa percepção negativa do setor.

A pesquisa entrevistou 2.002 pessoas em todo o País de 17 a 22 de junho deste ano. E a margem de erro é de dois pontos percentuais para cima ou para baixo.

Especialistas preveem aumento de até 30% na conta de luz no próximo ano

Leia mais sobre Economia e ajuste suas contas

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.