Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Educação

Votação do Plano Nacional de Educação é adiada para a próxima quarta-feira

Entidades ligadas à educação exigem que a aprovação do plano na Câmara seja feita antes da Copa 

Educação|Do R7

Prevista para ocorrer na última quarta-feira (14), a votação do Plano Nacional de Educação (PNE) no plenário da Câmara dos Deputados foi adiada. De acordo com o relator do PNE, deputado Angelo Vanhoni (PT-PR), a proposta deve entrar novamente em pauta na próxima quarta-feira (21).

Caso seja aprovado na próxima semana, o PNE segue para a sanção da presidenta Dilma Rousseff, quase quatro anos após o início de sua tramitação.

Com três anos de atraso, plano que garante 10% do PIB para educação deve ser votado hoje

Vanhoni explicou que a sessão da última quarta-feira foi encerrada sem que o texto fosse apreciado em função da falta de acordo na votação da Medida Provisória (MP) 632/13, que reajusta os salários de algumas carreiras do executivo.


— A perspectiva é que a gente vença este debate da MP 632 [que passa a trancar a pauta da Câmara] e consiga votar na próxima quarta-feira, este foi o acordo com os líderes partidários, disse Vanhoni à Agência Brasil. A MP era o primeiro item da pauta de hoje e a sessão foi encerrada sem que houvesse acordo para a votação do texto.

Conheça 7 polêmicas do Plano Nacional de Educação enviado ao Congresso


Em carta aberta à Câmara dos Deputados, a CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação), a Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), a Campanha Nacional pelo Direito à Educação e outros órgãos vinculados à educação reclamaram do adiamento da votação.

— A sociedade civil brasileira, diante de sua intensa contribuição ao texto do PNE, exige a votação da matéria antes do início da Copa do Mundo de 2014, pois, do contrário, com o começo da campanha eleitoral, isso só poderá ocorrer após as eleições. Para tanto, é preciso criar uma alternativa para liberar a pauta, travada por Medidas Provisórias, diz trecho da carta.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.