Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Após troca de tiros na fronteira, Paraguai acusa Brasil de violação territorial

Ministro das relações exteriores do Paraguai classificou o ocorrido como "violação da soberania"

Internacional|Do R7

Militares brasileiros teriam agido em território paraguaio
Militares brasileiros teriam agido em território paraguaio Militares brasileiros teriam agido em território paraguaio

O ministro das relações exteriores do Paraguai, Eladio Loizaga, convidou nesta sexta-feira (31) o embaixador brasileiro em Assunção, José Felicio, para protestar a respeito de uma invasão territorial militar brasileira em território paraguaio.

O incidente teria começado com um tiroteio entre as forças armadas brasileiras, supostos contrabandistas que tentavam atravessar a fronteira e militares paraguaios em um rio na cidade de Salto del Guairá, que faz fronteira com o Brasil. Os militares brasileiros teriam agido em território paraguaio.

De acordo com informações do jornal paraguaio ABC Color, o ministro afirmou que o ocorrido é uma "violação da soberania". Ele agora esperado de Brasília "uma resposta satisfatória".

Conheça as fronteiras internacionais mais curiosas do mundo

Publicidade

O ministro notificou as autoridades brasileiras sobre o ocorrido. Segundo a publicação, a carta diplomática expressa um protesto contra a violação da soberania territorial, que teria sido filmada. O ministro paraguaio explicou ainda que a mesma carta também foi enviada para o Palácio do Itamaraty pela Embaixada do Paraguai em Brasília.

Loizaga disse que lamenta a situação que "ocorre em um momento em que as relações estão no seu melhor momento”. Ele ainda manifestou esperar uma resposta brasileira e que o incidente não se repita.

Publicidade

O ministro das relações exteriores afirmou ainda que o Paraguai tem lutado contra o crime organizado, "em todas as suas dimensões" .

R7 Play: assista à Record onde e quando quiser

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.