Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Bélgica pedirá inclusão da batata frita como patrimônio da Unesco

País defende que "cultura da frita" belga merece ser reconhecida a nível internacional

Internacional|

Batata frita é um ícone da gastronomia belga
Batata frita é um ícone da gastronomia belga Batata frita é um ícone da gastronomia belga

Ícone da gastronomia belga, a batata frita interrompeu disputas e uniu as diferentes regiões da Bélgica para pedirem que o prato seja declarado patrimônio cultural imaterial da Unesco.

O segredo das famosas batatas, segundo especialistas, se deve principalmente à qualidade do tubérculo cultivado na Bélgica, somado à gordura bovina usada para a fritura e à particular forma de cozimento, em duas fases.

Bélgica julga brasileiro e mais 45 por engrossar jihad na Síria

Incêndio criminoso atinge sinagoga na Bélgica

Publicidade

O país, que conta inclusive com um museu dedicado à batata frita — o primeiro do mundo do gênero — defende que as famosas batatas são uma invenção nacional e considera que a "cultura da frita" merece ser reconhecida a nível internacional.

A ideia de apresentar a proposta à Unesco nasceu em Flandres, região ao norte do país, que em fevereiro inscreveu as tradicionais batatas na lista de seu patrimônio imaterial.

Publicidade

A comunidade de Valônia e Bruxelas, que representa os francófonos e a comunidade germanófona, deverá fazer o mesmo que Flandres em breve, segundo anunciou o ministro da Agricultura da região, René Collin.

"Trata-se de um passo necessário para poder apresentar o dossiê à Unesco", explicou à Agência Efe Eric Etienne, porta-voz do ministro regional.

Publicidade

Collin argumenta que o reconhecimento internacional da cultura belga da batata frita "já é uma realidade" e que uma inscrição no patrimônio da Unesco "seria a consagração e um enorme orgulho", segundo o porta-voz.

À parte da dimensão cultural, Bélgica acredita que esse reconhecimento dará um respaldo aos produtores de batatas e comerciantes e ajudará a atrair a turistas estrangeiros.

Do ponto de vista econômico, a batata frita é um negócio de peso. A Bélgica conta com 81 mil hectares dedicados ao cultivo da batata e produz cerca de 7 milhões de toneladas ao ano.

Além disso, no país há cerca 5.000 "fritkots", estabelecimentos especializados em batatas fritas. Cada loja dessas vende, em média, cem pacotes de batatas, o que significa um consumo diário de 130 mil quilos.

O pedido à Unesco protagonizará este ano a "semana das fritas", que acontece até o dia 7 de dezembro. Durante o período serão distribuídos gratuitamente cones com batatas fritas nos populares "fritkots" por todo o país.

Com o objetivo de reunir o maior apoio possível, a página www.semainedelafrite.be convida os cidadãos, com o slogan "Todos juntos por nossa batata frita belga", a assinar um pedido para que o popular prato possa "entrar para a história".

Muitos belgas estão convictos de que as fritas merecem esse reconhecimento. Nascido na Antuérpia, Koen Versavel, de 45 anos, acredita que pedir a inclusão na lista da Unesco "é uma ideia legítima".

"É preciso saber fazê-las. Quando a temperatura da gordura e a fritura não são respeitadas, as batatas não ficam boas. Se as batatas fritas foram inventadas aqui na Bélgica é por alguma razão. Elas são excelentes, mas é preciso saber a qual estabelecimento ir", disse.

Favorável à ideia de que o prato belga seja reconhecido pela Unesco, Ayi Hukuike, uma turista japonesa de 27 anos, disse à Agência Efe que acha curioso o costume de comer batatas fritas com molho, o que não é feito no Japão.

Cinco culturas gastronômicas já foram incluídas na lista de patrimônios imateriais da Unesco: a tradicional culinária mexicana, a dieta mediterrânea em países como Espanha e Itália, a gastronomia francesa, o "keskek", prato cerimonial servido em regiões da Turquia, Grécia e Irã e a tradicional culinária japonesa. 

O que acontece no mundo passa por aqui

Seja bombardead@ de boas notícias. R7 Torpedos

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.