Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Chile mantém alerta de tsunami e Exército vai ajudar na segurança

Mais de 300 detentas fugiram de prisão, aproveitando o terremoto de magnitude 8,2 

Internacional|

O governo do Chile ordenou nesta terça-feira (1º) que o alerta de tsunami seja mantido por mais seis horas e que o Exército patrulhe, junto com a polícia, as ruas da cidade de Iquique, onde mais de 300 detentas fugiram da prisão, aproveitando o terremoto de magnitude 8,2 na escala Richter que atingiu o norte do país.

A evacuação da população que vive na região litorânea de todo o país, decretada poucos minutos depois do tremor que ativou o alerta de tsunami, será mantida durante as próximas seis horas até que o Serviço Hidrográfico e Oceanográfico da Marinha (SHOA, sigla em espanhol) confirme que já não existe mais perigo, anunciou o ministro do Interior, Rodrigo Peñailillo.

O ministro acrescentou que, devido à fuga em massa das detentas da prisão de Iquique, foi decidido de maneira preventiva que cerca de 300 militares, em coordenação com os carabineiros (Polícia Militar), fiquem a cargo da segurança em Iquique, onde devem chegar nas próximas horas uma centena de membros das forças especiais da polícia para evitar desordens e eventuais saques.

"Em Iquique, tomamos a decisão que as Forças Armadas, em coordenação com os Carabineiros e sob a supervisão do governo local, trabalhem em conjunto para dar maior tranquilidade e segurança a todos os moradores", disse o ministro, que se deslocou aos escritórios do Departamento Nacional de Emergências (Onemi, sigla em espanhol), em Santiago.

Publicidade

A Polícia de Investigações (PDI) informou através do Twitter sobre a captura de pelo menos 16 das detentas que fugiram da prisão feminina de Iquique.

O ministro informou que até o momento não existe informação oficial sobre saques em Iquique, mas tanto o governo como a polícia estão acompanhando continuamente a situação nessa cidade e tomarão "rapidamente" as medidas necessárias para evitar a desordem.

No entanto, na cidade de Alto Hospicio, vizinha a Iquique, foram registrados alguns saques em imóveis de setores populares que estavam vazios por causa da ordem de evacuação, conforme informou o prefeito, Ramón Galleguillos, para a imprensa local.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.