Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Coreia do Norte detém estudante dos EUA por "ato hostil" durante viagem de Ano Novo

Governo norte-coreano acusou jovem de querer “destruir a unidade do país”

Internacional|Do R7

Otto Frederick Warmbier, de 21 anos, é estudante da Universidade da Virgínia
Otto Frederick Warmbier, de 21 anos, é estudante da Universidade da Virgínia

A Coreia do Norte deteve um universitário dos Estados Unidos, o terceiro cidadão de um país ocidental que se sabe estar preso no isolado país asiático, por ter cometido um “ato hostil” e querer “destruir a unidade do país”, disseram os norte-coreanos nesta sexta-feira (22).

Otto Frederick Warmbier, de 21 anos, estudante da Universidade da Virgínia, foi à Coreia do Norte para uma viagem de cinco dias no Ano Novo, e foi detido no aeroporto de Pyongyang em 2 de janeiro, antes de embarcar para a China, disse Gareth Johnson, da agência Young Pioneer Tours, responsável por organizar a visita.

De acordo com a agência de notícias estatal KCNA, Warmbier entrou na Coreia do Norte como turista e “foi pego cometendo um ato hostil contra o Estado”, que disse ter sido “tolerado e manipulado pelo governo dos EUA”.

Bombardeiro nuclear dos EUA voa sobre Coreia do Sul após teste nuclear da Coreia do Norte


Um representante da embaixada dos EUA em Seul disse estar ciente da prisão. O Departamento de Estado dos EUA, em Washington, não comentou o caso.

Johnson disse que a agência Young Pioneer Tours, sediada na China, estava em contato com a família de Warmbier e as autoridades norte-americanas.


“Estamos em contato com a família de Otto, o Departamento de Estado dos EUA e a embaixada da Suécia em Pyongyang, e estamos fazendo tudo que podemos para garantir a libertação dele”, disse Johnson à Reuters.

A embaixada da Suécia representa os interesses dos EUA na Coreia do Norte.


A agência KCNA disse que Warmbier entrou no país com o “objetivo de destruir a unidade do país”, mas não deu mais detalhes.

Coreia do Norte diz que propaganda do Sul deixa situação "à beira da guerra"

O que pode acontecer com a Coreia do Norte se perder o apoio da China?

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.