Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Elizabeth 2ª diz que "amor pela Escócia" mantém os britânicos unidos

O presidente americano também comemorou resultado do referendo

Internacional|

Rainha comemorou o resultado do referendo
Rainha comemorou o resultado do referendo Rainha comemorou o resultado do referendo

A rainha Elizabeth 2ª afirmou nesta sexta-feira (19) que o "amor pela Escócia" é o que mantém os britânicos unidos após o referendo de ontem sobre a independência no qual venceu o "não".

A soberana, de 88 anos, passou o dia da votação e a noite da apuração em sua residência escocesa de Balmoral, de onde se manteve pontualmente informada sobre o processo do referendo.

"Na Escócia e em outras partes, hoje haverá sentimentos intensos e emoções contraditórias. Entre familiares, amigos e vizinhos. Essa é, certamente, a natureza da forte tradição democrática da qual desfrutamos neste país", afirmou a rainha em comunicado. 

Obama saudou decisão dos Escoceses

Publicidade

O presidente dos EUA, Barack Obama, parabenizou a Escócia pelo referendo "apaixanado, mas pacífico", e disse que saúda a decisão dos escoceses de permanecerem como parte do Reino Unido.

Primeiro-ministro escocês renuncia após derrota no referendo de independência

Publicidade

Escócia independente vai ter que arcar com os custos da soberania

Escoceses explicam por que votarão em “sim" ou “não” no referendo de independência

Publicidade

"Por meio de debate, discussão e deliberações apaixonadas, mas pacíficas, eles lembraram ao mundo da enorme contribuição da Escócia ao Reino Unido e ao mundo, e decidiram a favor de manter a Escócia no Reino Unido", disse Obama em comunicado.

A Escócia rejeitou a independência em um referendo histórico que ameaçava cindir o Reino Unido, semear turbulência nos mercados financeiros e diminuir a influência mundial que o país ainda tem.

Os opositores da independência venceram com 55 % dos votos, enquanto os separatistas obtiveram 45 %, num total de 3,6 milhões de votos - com 85 por cento de comparecimento, um recorde de participação eleitoral.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.