Logo R7.com
RecordPlus

Israelenses e palestinos estabelecem nova trégua de 72 horas em Gaza

Facções palestinas concordaram com o cessar-fogo

Internacional|Do R7, com EFE e Reuters

  • Google News

Israel e as facções palestinas concordaram nesta quarta-feira (13) em ampliar uma trégua de três dias em Gaza por um período adicional de 72 horas, disse uma autoridade palestina com conhecimento das negociações, no Cairo.

"As facções concordaram em estender a trégua de 72 horas para mais um período de três dias", disse a fonte.


As partes chegaram a um acordo a poucos minutos do término do último cessar-fogo, que foi iniciado na segunda-feira (12). Israel não comentou de imediato.

Israelenses e palestinos negociam acordo para Gaza antes do fim de cessar-fogo


Hamas continua se armando

O braço armado do movimento islamita Hamas, as Brigadas Azzedim al Qassam, anunciou nesta quarta-feira (13) que continuou com a fabricação de foguetes durante os dias de trégua da operação militar israelense sobre Gaza e que seguirá com os lançamentos.


Em um vídeo transmitido nesta quarta-feira pela rede de televisão al-Aqsa, vinculada ao movimento, milicianos do Hamas mascarados mostravam como fabricavam foguetes de longo alcance M75 que o grupo utiliza contra Israel.

Segundo o próprio canal, o vídeo foi filmado durante a operação militar israelense contra Hamas em Gaza, que começou em 8 de julho.


Israel lança ofensiva contra denúncias de crimes de guerra em Gaza

Secretário-geral da ONU questiona proporção dos ataques israelenses em Gaza

Um dos personagens que aparecem na gravação assegurou que as Brigadas continuarão lançando foguetes sobre Israel, na mesma noite em que as sirenes de alarme voltaram a soar em várias localidades do país horas antes do fim do cessar-fogo pactuado entre israelenses e milícias palestinas por mediação egípcia.

Ditos disparos suporiam o fim da cessação de hostilidades entre as partes, previsto para meia-noite de hoje, depois que as conversas indiretas entre israelenses e palestinos terminaram no Cairo sem que tenha havido ainda um anúncio oficial sobre se chegou ou não a um acordo para prorrogar a trégua, como solicitavam os egípcios.

O porta-voz do Hamas em Gaza, Sami Abu Zuhri, afirmou por sua parte em comunicado de imprensa que a criação de foguetes no meio do conflito mostra "o fracasso de Israel em alcançar seus objetivos da guerra".

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.