Logo R7.com
RecordPlus

Mais de 30 milhões de contas do Facebook são bloqueadas na Tailândia

Militares deram golpe de Estado há quase uma semana

Internacional|Do R7

  • Google News
Manifestantes anti-golpe protestam nas ruas de Bangcoc
Manifestantes anti-golpe protestam nas ruas de Bangcoc

Mais de 30 milhões de contas de Facebook foram bloqueadas nesta quarta-feira (28) na Tailândia, quase uma semana depois dos militares darem um golpe de Estado e censurarem os meios de comunicação.

Os usuários começaram a ter problemas para se conectar com seus computadores e telefones celulares à rede social a partir das 15h locais (5h de Brasília), informou o jornal Bangcoc Post. 


Mais de 200 sites já foram censurados pela junta militar na Tailândia

Tailândia: mais de mil pessoas protestam contra golpe de Estado


As redes sociais, incluídas o Facebook e o Twitter, tornaram-se os últimos focos da liberdade de expressão dos críticos, que também realizaram protestos nas ruas de Bangcoc. 

Até o momento, a junta militar bloqueou 219 portais de internet ao alegar que significam uma ameaça para a "segurança nacional".


O exército anunciou que pedirá para as redes sociais e aplicativos de conversa instantânea, como o Line, colaboração para eliminar as contas dos usuários que divulgarem "conteúdo ilegal", segundo o portal Prachatai.

O secretário permanente do Ministério de Informação e Tecnologia de Comunicação, Surachai Srisakam, disse na terça-feira que está sendo elaborado um plano para que a vigilância da internet seja mais eficiente.


As pessoas que divulgarem "informação ilegal" serão detidas pelas autoridades militares e julgados.

O chefe do exército da Tailândia, o general Prayuth Chan-ocha, assumiu na quinta-feira passada o controle do país após considerar fracassados as tentativas do Executivo interino e dos oposicionistas de alcançar um acordo após sete meses de protestos populares.

Nas horas seguintes ao golpe, o militar decretou o toque de recolher, proibiu as reuniões públicas e suspendeu a Constituição, além de aplicar a censura aos meios de comunicação.

Desde o fim da monarquia absolutista em 1932, o país viveu 19 golpes militares, dos quais 12 tiveram êxito.

O que acontece no mundo passa por aqui

Seja bombardead@ de boas notícias. R7 Torpedos

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.