Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

ONU diz que cerca de 50 mil crianças podem morrer de fome no Mali em 2014

Plano de assistência humanitária custará 420 milhões de euros 

Internacional|

Mais de três milhões de pessoas sofrem de insegurança alimentícia no Mali
Mais de três milhões de pessoas sofrem de insegurança alimentícia no Mali Mais de três milhões de pessoas sofrem de insegurança alimentícia no Mali

Cerca de 50 mil crianças podem morrer de fome no Mali ao longo de 2014 se não receberem tratamento nutricional adequado, segundo estimativas do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).

De acordo com as estatísticas, cerca de 136 mil crianças sofrem de desnutrição severa aguda no Mali e 360 mil sofrem de desnutrição moderada. "Ninguém notará se essas crianças morrerem", disse Davis Gressly, coordenador humanitário da ONU para o país, ao apresentar à imprensa o plano de assistência humanitária formulado nesta semana e para o qual são requeridos 420 milhões de euros.

O tratamento para curar essa desnutrição custa cerca de US$ 100 e consiste em um concentrado de nutrientes que reanima uma criança de maneira muito rápida e eficaz, explicou o Gressly.

No total, mais de três milhões de pessoas sofrem de insegurança alimentícia no Mali, a maioria no norte do país devido ao conflito interno e à ocupação desta zona por parte de grupos irregulares armados.

Publicidade

Conheça as piores formas de trabalho infantil

Vida humilhante: veja as piores formas de tratar um ser humano

Publicidade

O conflito provocou o deslocamento de mais de meio milhão de pessoas dentro do país e rumo aos países vizinhos, ampliando a crise no centro e sul. O objetivo do plano humanitário é melhorar o acesso aos serviços sociais básicos nas áreas de saúde, educação, nutrição, água, saneamento e higiene.

Além disso, se planeja aumentar as atividades de proteção das povoações mais vulneráveis, como deslocados internos, comunidades de amparo, repatriados e retornados, e atenuar as consequências da crise alimentícia mediante o apoio à agricultura. 

Publicidade

O que acontece no mundo passa por aqui

Seja bombardead@ de boas notícias. R7 Torpedos

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.