Piloto da Malaysia Airlines falou com a torre de controle após desligamento do sistema de sinalização, diz jornal
Frase "tudo bem, entendido" foi dita após fim das transmissões, afirma ministro da Defesa
Internacional|Do R7
O ministro da Defesa da Malásia Najib Razak declarou que a última conversa entre o piloto do avião da Malaysia Airlines e a torre de controle foi feita após o desligamento do sistema de sinalização da aeronave, segundo informações do jornal americano The New York Times, divulgadas neste domingo (16).
Controladores de voo enviaram uma mensagem de rádio avisando que estavam transferindo o controle do avião à torre de Ho Chi Minh, no Vietnã, e receberam uma resposta padrão: 'Alright, roger that' (no jargão usado pelo controle aéreo, algo como 'Tudo bem, entendido').
Minutos depois dessa comunicação, o avião com 239 pessoas a bordo desapareceu dos radares.
Nove países se unem à busca de avião malaio desaparecido
Conheça algumas das pessoas que estavam a bordo do avião
Agora, se sabe que a mensagem foi enviada quando o sistema de sinalização já havia parado de transmitir, talvez porque tenha sido desligado.
Aviões de passageiros comerciais usam sinais de rádio ou satélite para enviar dados através da Acars (Aircraft Communications Addressing and Reporting System), uma ferramenta que permite aos computadores do avião “conversar” com os computadores em solo.
O voo MH-370 partiu do aeroporto internacional de Kuala Lumpur à 0h41 hora local (15h41 horário de Brasília) e deveria pousar em Pequim às 6h30. Por volta de uma hora após a decolagem, a tripulação perdeu contato com os controladores de tráfego aéreo.