Situação entre Trump e Netanyahu está abalada, diz professor
Lier Ferreira analisa negociações entre Estados Unidos, Israel e Irã
Internacional|Do R7, com RECORD NEWS
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7
Durante uma entrevista realizada nesta quarta-feira (3), Donald Trump afirmou que os diálogos entre Irã e Estados Unidos avançam rápido e que planeja um encontro presencial com Mojtaba Khamenei. A declaração que mais chamou atenção, contudo, foi a fala a respeito das autoridades iranianas, que teriam concordado em não desenvolver armas nucleares.
Lier Ferreira, pesquisador da UFF (Universidade Federal Fluminense), lembrou que a pauta do programa nuclear iraniano foi um dos motivadores da guerra. Embora o Irã afirme que o projeto é dedicado somente para fins pacíficos, diversos países já contestaram a declaração. Por conta disso, o comentário de Trump intriga o especialista e o faz aguardar pela possível conversa entre os dois líderes.

“Seria muito interessante que pudesse de fato ser feito em solo neutro. Quem sabe na China, Rússia ou até mesmo no Brasil. [...] Porque sabemos que, em geral, os encontros de cúpula tendem a ser mais produtivos do que aqueles que são firmados exclusivamente pelos corpos diplomáticos”, elaborou no Conexão Record News.
Ferreira lembra que o fim do conflito seria bom para o norte-americano, cuja aprovação popular tem diminuído. Por outro lado, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, se beneficia com o prolongamento, pois a partir dele consolida o poder do próprio país e enfraquece os inimigos regionais. As posições divergentes apresentam-se como um obstáculo para o fim dos embates no Líbano.
Durante um podcast, Trump admitiu ter chamado Netanyahu de “completamente louco”. Depois, em uma entrevista, o israelense tentou aliviar a situação. O professor confirma: “De fato a situação entre eles está abalada. Trump inclusive suspendeu o plano israelense de bombardear Beirute, alertando que isso isolaria ainda mais Israel. [...] As conversas entre eles têm sido marcadas, inclusive, por palavrões e acusações diretas”.
Análises, entrevistas e as notícias do Brasil e do mundo estão na RECORD NEWS. Acesse o site aqui e confira os principais conteúdos em texto e vídeo!










