Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Presidente interino afirma interesse da Ucrânia de entrar na União Europeia

UE garante que está disposta a apoiar a Ucrânia 

Internacional|

O presidente interino da Ucrânia no encontro com Catherine
O presidente interino da Ucrânia no encontro com Catherine O presidente interino da Ucrânia no encontro com Catherine

O presidente interino da Ucrânia, Aleksandr Turchinov, repassou nesta segunda-feira (24) à chefe da diplomacia europeia, Catherine Ashton, a aspiração da Ucrânia de ingressar na União Europeia.

"A continuação do rumo de integração europeia e a concessão de ajuda financeira pela UE são grandes fatores que garantem o desenvolvimento estável e democrático da Ucrânia", disse Turchinov.

Ucrânia tem novo presidente interino

Turchinov, atualmente chefe do Parlamento, garantiu que os planos de mudança estrutural começarão pela formação de um governo de união nacional que reformará a estrutura de poder e o funcionamento das administrações locais, e depois focará na reforma da economia.

Publicidade

O presidente interino demonstrou interesse na retomada das negociações para a assinatura de um Acordo de Associação, cuja suspensão em novembro foi o gatilho para os protestos contra o governo que desembocaram três meses depois na queda do presidente, Viktor Yanukovich. Já Ashton ressaltou que os países-membros da UE expressaram publicamente apoio à Ucrânia e reconheceu que "a concessão dos recursos necessários permitirá completar as tarefas atribuídas". 

—Estamos dispostos a apoiar a Ucrânia e enviar sinais a outros países para que o país não só solucione os problemas do passado, mas olhe para frente.

Publicidade

Ashton chegou nesta segunda (24) a Kiev para se reunir com as novas autoridades ucranianas, que assumiram o poder após a saída de Yanukovich, e com a ex-primeira-ministra Yulia Tymoshenko, posta em liberdade no último sábado (22).

Ex-presidente da Ucrânia é procurado por assassinato em massa

Publicidade

Ela destacou, antes de viajar para Kiev, a importância de se respeitar o Estado de Direito e de "as aspirações democráticas legítimas da população ucraniana" serem cumpridas. E insistiu na importância de o novo governo ser inclusivo, além de o país buscar condições para a realização de eleições democráticas.

As novas autoridades afirmaram que o país está à beira da falência, e que são necessários cerca de US$ 35 bilhões em ajuda até fim do ano que vem para estabilizar a situação econômica e para viabilizar a realização de eleições presidenciais em 25 de maio.

O vice-ministro de Finanças, Yuri Kolobov, revelou que Kiev propõe a realização de uma grande conferência internacional de doadores para ajudar na modernização e com as reformas da economia ucraniana. A UE afirmou hoje que está preparada para estudar diferentes opções de ajuda econômica à Ucrânia, desde que haja um programa de reformas completo, e reiterou sua oferta para a assinatura de um acordo de comércio e de investimento.

A decisão de Kiev de suspender a assinatura de um Acordo de Associação com a União Europeia em favor do restabelecimento pleno das relações comerciais com a Rússia foi o detonador dos protestos que provocaram a mudança do governo ucraniano.

O que acontece no mundo passa por aqui

Seja bombardead@ de boas notícias. R7 Torpedos

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.