Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Primeira reunião preparatória para escolha do novo papa acontecerá na segunda-feira

Igreja apressa início do conclave para reduzir o período sem liderança

Internacional|

O decano do colégio de cardeais, Angelo Sodano, já enviou cartas a todos os cardeais, tanto eleitores (com menos de 80 anos) como não eleitores. Na imagem, Bento 16 se despede dos cardeais em seu último dia no Vaticano
O decano do colégio de cardeais, Angelo Sodano, já enviou cartas a todos os cardeais, tanto eleitores (com menos de 80 anos) como não eleitores. Na imagem, Bento 16 se despede dos cardeais em seu último dia no Vaticano O decano do colégio de cardeais, Angelo Sodano, já enviou cartas a todos os cardeais, tanto eleitores (com menos de 80 anos) como não eleitores. Na imagem, Bento 16 se despede dos cardeais em seu último dia no Vaticano (OSSERVATORE ROMANO/Reuters)

A primeira reunião preparatória para o conclave de cardeais, assembleia responsável por escolher um novo papa após a renúncia de Bento 16, acontecerá na próxima segunda-feira (4), confirmaram fontes do Vaticano.

O decano do colégio de cardeais, Angelo Sodano, já enviou cartas a todos os cardeais, tanto eleitores (com menos de 80 anos) como não eleitores. Ele pede o comparecimento na segunda-feira a partir das 8h30 (5h30 de Brasília), para a primeira das reuniões, conhecidas como congregações gerais.

O encontro acontecerá na Ala Nova do Sínodo, onde o Vaticano organizar sínodos (assembleias de autoridades eclesiásticas) e conferências.

Após prometer obediência ao próximo papa, Bento 16 deixa o Vaticano

Publicidade

Conheça o mosteiro onde Bento 16 passará o resto de sua vida

Veja imagens do último dia de Bento 16 como papa

Publicidade

A partir de segunda-feira acontecerão várias congregações gerais, nas quais serão discutidos os problemas da Igreja Católica e que servirão para definir o perfil do futuro papa.

Alguns temas que devem ser abordados são a reforma da cúria romana (o governo da igreja) e a investigação interna sobre o caso Vatileaks (vazamento de documentos confidenciais do Vaticano), assim como os escândalos e polêmicas dos últimos anos.

Publicidade

Livro revela cartas secretas do papa Bento 16

Papisa, Olímpia mandou e desmandou no Vaticano

Nem o papa está acima da lei dos homens: a Justiça

Na lista figuram o ato de acobertar a pedofilia, a corrupção, a secularização em muitas regiões, a influência de outras religiões e os problemas morais relacionados com a família.

O conclave pode começar na semana de 11 de março com o objetivo de ter um novo papa para a Páscoa, a festa mais importante do calendário católico.

Entre os nomes apontados como favoritos para suceder Bento 16 estão o italiano Angelo Scola, o canadense Marc Ouellet, o austríaco Christoph Schönborn, o húngaro Peter Erdö, o brasileiro Odilo Scherer, o ganense Peter Turkson e o filipino Luis Antonio Tagle.

O que acontece no mundo passa por aqui

Moda, esportes, política, TV: as notícias mais quentes do dia

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.