Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Principal opositor de Cristina Kirchner pede investigação "até as últimas consequências"

Mauricio Macri afrimou ter ido do "atordoamento" à "indignação" ao saber da morte de Nisman

Internacional|

O prefeito de Buenos Aires e nome forte para a disputa à Presidência da Argentina, Mauricio Macri, pediu nesta segunda-feira (19) que seja apurada "até as últimas consequências" a morte do promotor Alberto Nisman, que liderou a investigação do atentado à associação mutual judaica Amia em 1994 e que há poucos dias denunciou a presidente Cristina Kirchner de encobrir seus autores.

Macri fez, além disso, um apelo para que haja "um antes e um depois" no acionamento dos serviços de inteligência. O chefe de Gabinete do governo argentino, Jorge Capitanich, confirmou hoje em um breve pronunciamento que o corpo de Nisman foi encontrado na madrugada de hoje no banheiro de seu apartamento em Puerto Madero junto com "uma arma de fogo de calibre 22, além de uma cápsula de projétil".

— Passei do atordoamento, do choque, à indignação, à queixa, à impotência. Como pode ser que a violência esteja ganhando outra vez a via pública argentina.

Promotor argentino que denunciou governo é encontrado morto

Publicidade

Israel elogia atuação de procurador argentino achado morto

O líder do partido conservador Proposta Republicana (Pro) pediu que a Justiça "aja de forma independente, rápida e contundente" para esclarecer o falecimento de Nisman em causas ainda não esclarecidas.

Publicidade

"É preciso se prudente e deixar que a Justiça esclareça", respondeu ao ser perguntado sobre uma hipótese pelas causas da morte.

Além disso, ele cobrou que a equipe da promotoria continue com a denúncia apresentada na semana passada contra a presidente Cristina Kirchner e alguns colaboradores por suposto encobrimento de suspeitos iranianos do atentado em Buenos Aires contra a Amia (Associação Mutual Israelita Argentina), que deixou 85 mortos e mais de 300 feridos em 1994.

Publicidade

"Se esta morte terminar em mais impunidade, será um desastre para o futuro institucional de nosso país", afirmou Macri, que lamentou o "enorme prejuízo" para a Argentina no âmbito internacional a notícia da morte do promotor. 

Promotoria pede prudência enquanto investiga morte do promotor que denunciou Cristina

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.