Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Homens se envolvem em 76% dos acidentes de trânsito em Belo Horizonte

Imprudência foi a maior causadora das batidas, segundo dissertação da UFMG

Minas Gerais|Do R7

Cruzamentos concentram ocorrências de trânsito
Cruzamentos concentram ocorrências de trânsito

Um estudo de acidentes de trânsito em Belo Horizonte mostra que 76% das ocorrências em 2014 envolveram homens - como vítimas ou causadores. A imprudência foi responsável por 77% das colisões, que ocorreram, na maior parte das vezes (60%), em cruzamentos.

Esse é o diagnóstico da dissertação de Ronaro de Andrade ao Programa de Pós-Graduação de Promoção da Saúde e Prevenção da Violência da Faculdade de Medicina da UFMG. Ele também trabalha na Gerência de Educação da BHTrans.

Leia mais notícias de Minas Gerais no Portal R7

Foram estudados 668 acidentes registrados pela Equipe de Vistoria de Acidentes de Trânsito da BHTrans. O pesquisador atribui 20% das colisões à falta de atenção, mas destaca que desrespeito à velocidade, à distância mínima e avanço de sinal costumam fazer uma combinação perigosa.


— O condutor está no trânsito, mas a cabeça dele, muitas vezes, está em outro lugar. Ele precisa se convencer de que o trânsito deve ser seu foco principal naquele momento. As causas normalmente aparecem juntas. Há casos em que um envolvido avança o semáforo, e, ao mesmo tempo, o outro estava alcoolizado.

Contrariando o senso comum de que mais casos ocorrem quando chove, por causa da menor visibilidade, a pesquisa concluiu que, em 94,2% das situações, o pavimento estava seco.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.