Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Julgamento de delator da "Chacina de Unaí" é retomado com depoimento do réu

Hugo Alves Pimenta é acusado de ter intermediado a contratação de pistoleiros

Minas Gerais|Do R7

"Chacina de Unaí" aconteceu há quase 12 anos
"Chacina de Unaí" aconteceu há quase 12 anos "Chacina de Unaí" aconteceu há quase 12 anos

Foi retomado por volta de 8h30 desta quarta-feira (11) o julgamento do último réu e delator da chacina de Unaí, o empresário Hugo Alves Pimenta. Ele fez um acordo de delação com o Ministério Público e confessou ter intermediado a contratação de pistoleiros para assassinarem quatro servidores do Ministério do Trabalho, em janeiro de 2004.

A sessão desta quarta será marcada pelo depoimento do réu e, em seguida, terá início a fase de debates entre defesa e acusação. Já na terça-feira , os jurados acompanharam o depoimento de nove testemunhas, entre parentes das vítimas e policiais e delegados que atuaram na investigação do crime à época. Também foram apresentados vídeos sobre notícias da chacina.

Leia mais notícias de Minas Gerais no Portal R7

Experimente grátis: todos os programas da Record na íntegra no R7 Play

Publicidade

De acordo com a denúncia do Ministério Público Federal, Pimenta responde por quatro homicídios dolosos e é acusado de ter contratado os atiradores que executaram as vítimas por R$ 45 mil. Se condenado, o réu pode pegar de 12 a 30 anos de prisão por cada um dos quatro assassinatos.

Na semana passada, o ex-prefeito de Unaí, Antério Mânica, foi condenado a 100 anos de prisão como mandante do crime. Já o irmão dele, Norberto Mânica, e o empresário José Alberto Castro foram condenados no final do mês de outubro, sendo o primeiro a 100 anos e o segundo a 96 anos de prisão. No entanto, todos conseguiram o direito de recorrer em liberdade.

Publicidade

Os executores da chacina, Erinaldo Vasconcelos Silva, Rogério Allan Rocha Rios e Willian Gomes de Miranda, já cumprem pena pelos crimes. Eles foram julgados e condenados pelo Tribunal do Júri Federal em setembro de 2013, com penas que foram de 56 a 94 anos de prisão. Um dos acusados teve o processo extinto e um dos intermediadores morreu na cadeia em 2013.

Relembre o caso

Publicidade

Em 28 de janeiro de 2004, os três fiscais do Trabalho Eratóstenes de Almeida Gonçalves, João Batista Soares e Nelson José da Silva e o motorista Aílton Pereira de Oliveira foram mortos a tiros em uma emboscada em uma estrada de terra, próxima de Unaí, na região Noroeste do Estado.

Na ocasião, as vítimas fiscalizavam denúncias de trabalho escravo e diversas irregularidades trabalhistas nas propriedades rurais dos empresários, que devido ao poder econômico são conhecidos como "reis do feijão". O carro do Ministério do Trabalho foi cercado por homens armados, que mataram os fiscais à queima-roupa, ainda atados aos cintos de segurança.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.