Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Trânsito na avenida Pedro 1º começa a ser liberado nesta segunda-feira

Uma pista da via, além da avenida General Olímpio Mourão, continuarão interditadas

Minas Gerais|Do R7

Limpeza e reconstrução do asfalto será concluída neste domingo
Limpeza e reconstrução do asfalto será concluída neste domingo Limpeza e reconstrução do asfalto será concluída neste domingo

O transtorno dos motoristas que precisam passar pela avenida Pedro 1º tem data e horário para acabar. Parte da via, interditada desde o dia 3 de julho, quando o Viaduto Batalha dos Guararapes desabou e matou duas pessoas, será liberada a partir das 15h desta segunda-feira (22).

Segundo a Defesa Civil, a Cowan, empresa responsável pela construção e pela limpeza da avenida após a implosão da alça que ficou de pé após a tragédia, vai terminar o trabalho de retirada dos escombros na noite deste domingo (21).

Leia mais notícias no R7 MG

Conforme a Prefeitura de Belo Horizonte, carros e ônibus poderão circular nos dois sentidos, entre a avenida João Samaha e rua Américo Gasparini, utilizando as faixas da busway, no sentido bairro/centro, e da pista mista, no sentido centro/bairro.

Publicidade

As estações do Move que estavam fechadas também terão o atendimento retomado. Já a outra pista da Pedro 1º no trecho, além da avenida General Olímpio Mourão Filho, permanecerão interditadas "até a conclusão dos trabalhos".

Veja abaixo como ficará o tráfego a partir de segunda:

Publicidade

Sentido centro/bairro: a pista mista da avenida Pedro 1º, entre João Samaha e a rua Américo Gasparini, será liberada para o tráfego, e circularão por ali veículos particulares e ônibus. Haverá uma faixa segregada para circulação das linhas Move, que sairão da busway após a avenida João Samaha e retornarão à pista exclusiva próximo à rua Américo Gasparini. O acesso à região do bairro Planalto deverá ser feito pela rua Ely Murilo Cláudio e o acesso à região do bairro São João Batista permanece pelo viaduto João Samaha.

Sentido bairro/centro: na avenida Pedro 1º, a partir da rua Américo Gasparini, veículos particulares e ônibus utilizarão a busway até a altura da rua João Samaha, onde os carros retornam à pista mista e as linhas Moveseguem pela pista exclusiva. Haverá uma faixa segregada para circulação das linhas Move. Para motoristas da região do Planalto, o acesso ao centro segue pela avenida Cristiano Guimarães até a Pedro 1º e pela avenida Portugal.

Publicidade

Ministério Público culpa empresas

O Ministério Público de Minas Gerais quer que as empresas responsáveis pelo projeto e execução da obra do viaduto devolvam o dinheiro gasto na construção da estrutura. As duas alças custaram cerca de R$ 10 milhões.

Apesar de o prefeito Marcio Lacerda ter dito que não há planos para um novo elevado na avenida Pedro 1º, a Sudecap pediu prazo de um mês para decidir o que vai ser feito.

Mesmo que novas obras sejam descartadas, o promotor Eduardo Nepomuceno garante que a Cowan e a Consol irão arcar com o gasto da obra que desabou.

— Se a opção não for reconstrução, nós vamos perseguir a devolução do que foi gasto, cobrando também eventuais prejuízos para a sociedade.

Tanto a Consol quanto a Cowan não se manifestaram sobre a possibilidade de devolver o valor da construção.

Laudo

A perícia técnica da Polícia Civil encontrou uma série de erros na construção do viaduto. De acordo com o laudo, houve falhas na construção e no projeto que deu origem ao elevado. Até então, a perícia contratada pela construtora Cowan, responsável pela obra do viaduto, havia apontado apenas erros no projeto realizado pela empresa Consol.

O documento aponta ainda responsabilidade da Sudecap (Superintendência de Desenvolvimento da Capital), que não teria fiscalizado a obra, e também não teria revisado o projeto da Consol, que foi enviado à Cowan com um erro de cálculo em relação à quantidade de aço necessária para sustentação do elevado.

Entretanto, até o momento, nenhuma das partes foi indiciada e o relatório da perícia ainda está sob análise do delegado responsável pelo caso. A previsão da Polícia Civil é de que o inquérito só seja concluído em dezembro deste ano. O órgão também informou que não irá se posicionar sobre as informações do laudo que vazaram à imprensa.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.