Óleo encontrado em praia de Cabo Frio (RJ) não veio do Nordeste
O material recolhido no Peró, com cerca de 100 gr, foi analisado por um grupo formado pela Marinha, ANP e Ibama. Vazamento já atingiu o norte do Estado
Rio de Janeiro|Lucas Ferreira, do R7*
O GAA (Grupo de Acompanhamento e Avaliação) afirmou no último sábado (30) que o fragmento de óleo encontrado na praia do Peró, em Cabo Frio, na região dos lagos, não é o mesmo tipo de material que atingiu o litoral do Nordeste, Espírito Santo e o norte fluminense.
Carro invade calçada e atropela oito pessoas em São Gonçalo (RJ)
De acordo com o grupo formado pela Marinha do Brasil, ANP (Agência Nacional de Petróleo) e Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), foram encontradas cerca de 100 gr no dia 28 de novembro e analisadas pelo Ieamp (Instituto de Estudo do Mar almirante Paulo Moreira).
Leia também
Em nota, a Marinha do Brasil e o Ibama informaram que continuam monitorando a região. O grupo reiterou que não foram encontrados novos fragmentos de óleo no Estado.
A mancha de óleo que se estendeu por todo litoral do Nordeste já chegou ao norte do Estado do Rio de Janeiro. Foram encontrados fragmentos no canal das Flechas, em Quissamã, nas praias de Guiri e Santa Clara, em São Francisco do Itabapoana, e nas praias do Barreto, em Macaé.
Estas cidades são próximas a Cabo Frio e à divisa do Estado com o Espírito Santo.
*Estagiário do R7, sob supevisão de PH Rosa