Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Atividade física ajuda a prevenir vasinhos e varizes

Médico avisa que movimentos de alto impacto devem ser evitados

Saúde|Do R7

Caminhada ajuda na prevenção de vasos e varizes
Caminhada ajuda na prevenção de vasos e varizes Caminhada ajuda na prevenção de vasos e varizes

Atenção, mulheres! Levantou agora e está indisposta para malhar? Não se deixe abater pela preguiça, pois atividade física ajuda a prevenir vasinhos e varizes na região das pernas.

O médico angiologista Ary Elwing, especialista em cirurgia vascular periférica e tratamento a laser, explica que ao manter o corpo em movimento, principalmente em exercícios como corrida ou caminhada, ativa a circulação sanguínea das pernas, prevenindo o aparecimento de vasinhos e varizes.

— Apenas os exercícios com muito impacto devem ser evitados, como musculação com excesso de carga e de repetições, pois pode provocar as varizes.

Outros exercícios também são aliados na prevenção como bicicleta, natação e pilates.

Publicidade

— A circulação sanguínea é ativada através da contração muscular. Ou seja, como os troncos venosos estão localizados junto aos grupos musculares das pernas, essa contração permite uma melhora no fluxo sanguíneo no corpo e nos membros.

Porém, se o sangue que passa pelas pernas não conseguir voltar para o coração é porque as válvulas venosas que impedem seu refluxo estão falhando.

Publicidade

— Essa falha provoca um aumento do volume sanguíneo nas pernas, agravando no surgimento de varizes. Além disso, quando permanecemos longos períodos sentados no trabalho, dirigindo ou em viagens de longa distância, dificultam a passagem do sangue pelas veias e artérias.

O que são os vasos e varizes?

Publicidade

Vasinhos são pequenos capilares ou ramificações fininhas que se dilatam e não passam de 1 mm. Costumam apresentar o formato de pequenas arainhas e possuem cor avermelhada ou arroxeada.

— Embora sua incidência seja maior na região das pernas, pode aparecer em outras partes do corpo como a região da face.

Já as varizes são veias inflamadas superficiais que ficam grossas e deformadas que acarretam em dores e inchaço nos membros inferiores. Segundo os dados do Ministério da Saúde 2% da população com a faixa perto dos 20 anos de idade já apresenta algum tipo de sintoma de varizes. As que mais causam problemas são as safenas.

— Existem algumas técnicas que ajudam a tratar o problema, como a escleroterapia que consiste na injeção intracapilar através do uso de microagulhas de medicamentos químicos dentro das microvarizes ou através de laser sobre a pele com o intuito de destruir os vasos por causa do calor intenso.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.