Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Brasil está entre os países que mais registraram novos casos de Aids

Número de contágios do vírus HIV cresce entre homens homossexuais no mundo todo

Saúde|

Tratamento da Aids pode reduzir o medo da morte
Tratamento da Aids pode reduzir o medo da morte Tratamento da Aids pode reduzir o medo da morte (Aleksandar Stojanov/Getty Images/iStockphoto)

O número de contágios do vírus do HIV entre homens homossexuais está crescendo no mundo todo, uma tendência mundial que deveria alertar especialistas sobre a capacidade de controlar a epidemia.

Segundo Luiz Loures, diretor-executivo adjunto da Unaids, a agência das Nações Unidas que luta contra a doença, "há uma tendência global que é o crescimento da epidemia entre os gays, entre homens que têm relações sexuais com outros homens".

— Está acontecendo em todas as regiões, sem exceção.

Conheça os famosos portadores do vírus da Aids

Publicidade

Os fatores para que isso aconteça são muitos e inter-relacionados. Cada vez mais os homens têm relações sexuais sem proteção, "porque a nova geração não viveu a epidemia dos anos 80". No entanto, o tratamento com antirretrovirais existe e funciona, o que frequentemente reduz o medo da morte após o contágio da doença.

— Há certa complacência com a doença, o que é muito perigoso porque ela pode ser mortal.

Publicidade

“Estamos mais próximos da vacina contra a Aids”, diz pesquisador de vacina brasileira 

Outro aspecto que leva ao aumento de casos é o fato de que, segundo alguns estudos, 60% dos encontros sexuais acontecem após algum contato na internet.

Publicidade

— Devemos desenvolver a formas de se prevenir nesses dating sites [páginas de namoro].

Outro problema ligado à prevenção é o fato de que na comunidade gay é comum os homens terem muitos parceiros. O diretor-executivo adjunto da Unaids participou da apresentação em Genebra do relatório anual da instituição, que destaca que em geral os contágios diminuíram.

Em 2013, entre 1,9 milhão e 2,4 milhões de pessoas contraíram o vírus. Quinze países concentraram 75% dos novos contágios: Brasil, Camarões, China, Estados Unidos, Índia, Indonésia, Quênia, Moçambique, Nigéria, Rússia, África do Sul, Tanzânia, Uganda, Zâmbia e Zimbábue.

Os contágios pelo vírus diminuíram em 38% em 2013 em relação a 2001. A queda foi ainda maior entre a população menor de idade: 58%. Em 2013, cerca de 240 mil crianças se infectaram com o vírus, em comparação aos 580 mil que o contraíram em 2001.

A má notícia é em relação ao acesso ao tratamento. O relatório destaca que enquanto 38% dos adultos recebem tratamento antirretroviral, apenas 24% das crianças têm acesso a ele.

Para Mariângela Simão, Diretora do Departamento de Gênero, Direitos e Prevenção da Unaids, "os tratamentos atuais não são adequados para crianças".

— A quantidade, o sabor, o tipo. É muito difícil conseguir que as crianças tomem o coquetel. Estamos trabalhando para desenvolver novos tratamentos mais adequados para crianças, mas é difícil, porque quanto mais diminuem os contágios de crianças, menos interesse as farmacêuticas têm em desenvolver um produto para um mercado que diminui.

A respeito da população geral, em 2013 cerca de 12,9 milhões de pessoas puderam ter acesso aos antirretrovirais, o que representa 37% (entre 35 e 39%) de todas as pessoas que convivem com o vírus. Em relação aos óbitos, desde o pico registrado em 2005, caíram 35%. No ano passado, 1,5 milhão de pessoas morreu por causas relacionadas à Aids em comparação com 2,4 milhões em 2005.

Atualmente, entre 33,2 e 37,2 milhões de pessoas sobrevivem infectadas com a doença. No entanto, a Unaids estima que 19 milhões dos 35 milhões de pessoas que vivem com o vírus desconhecem que são soropositivas.

— Se for acelerada a luta de agora até 2020, poderemos avançar rumo ao fim da epidemia em 2030. Caso contrário, nos arriscamos a prolongar uma década ou mais.

Desde o início da epidemia, cerca de 78 milhões de pessoas se infectaram com o vírus e aproximadamente 39 milhões morreram por causa da doença.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.