Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Catarata e glaucoma são as principais causas de cegueira no Brasil

Dia Nacional do Deficiente Visual é comemorado nesta sexta-feira (13)

Saúde|Do R7

Catarata e o glaucoma são as principais causas de cegueira no País
Catarata e o glaucoma são as principais causas de cegueira no País Catarata e o glaucoma são as principais causas de cegueira no País (Jupiterimages/Getty Images/Pixland)

Para celebrar o Dia Nacional do Deficiente Visual, comemorado nesta sexta-feira (13), a oftalmologista Kátia Mello alerta a importância de prevenir e tratar a catarata e o glaucoma, principais causas de cegueira no País. De acordo com o Censo 2010 do IBGE (Instituto Brasileira de Geografia e Estatística), a deficiência visual atinge cerca de 20% da população.

Estima-se que o glaucoma afete cerca de 900 mil pessoas no Brasil. Segundo a médica, “essa doença, quando não tratada e diagnosticada a tempo, leva à cegueira irreversível”. Por não apresentar sintomas, a especialista orienta procurar o oftalmologista em caso de dores de cabeças fortes, sensibilidade à luz, enjoo e dor ocular. Ela acrescenta que histórico da doença na família também é fator de risco.

Principais causas da cegueira, catarata e glaucoma são reversíveis

A catarata, lesão ocular que atinge e torna opaco o cristalino, é outra doença que se não for tratada poderá levar à perda da visão.

Publicidade

— A catarata é a maior causa de cegueira evitável. Os portadores da doença não devem temer a cirurgia, pois o procedimento é simples e a recuperação costuma ser muito rápida.

Diabéticos, hipertensos e míopes estão mais propensos a desenvolver o glaucoma

Publicidade

Entre os sintomas da catarata estão sensação de visão embaçada ou com névoa, sensibilidade à luz e alteração da visão de cores. Com a progressão da doença, as pessoas poderão enxergar apenas vultos.

De acordo com a oftalmologista, ficar longas horas exposto ao sol pode possibilitar a progressão da catarata, além de outros problemas oculares. Por isso, ela recomenda o uso de óculos com proteção solar ultravioleta A e B, mesmo por crianças.

Publicidade

— Usar modelos falsificados ou com lentes de baixa qualidade podem ter efeito contrário, aumentando a agressão solar.

A médica também chama a atenção para a importância da prevenção da cegueira na infância.

— O glaucoma congênito e a catarata congênita são as principais causas da perda de visão em crianças. Um pré-natal adequado e o teste do olhinho são imprescindíveis.

Pessoas com mais de 50 anos devem redobrar a atenção à saúde dos olhos, já que estão mais suscetíveis a doenças na visão. Os diabéticos também devem incluir as visitas ao oftalmologista em suas rotinas, pois são mais vulneráveis a complicações oculares como a retinopatia diabética, que é umas das principais causas de cegueira evitável na população economicamente ativa de países desenvolvidos. Visão embaçada, cegueira noturna, visão dupla e sensação de pressão nos olhos são alguns dos sintomas.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.