Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Comissão deve votar MP do Mais Médicos nesta terça-feira

Por duas vezes, parlamentares adiaram discussão por falta de consenso

Saúde|Do R7

Boa parte dos profissionais do Mais Médicos aguardam registro para começar a trabalhar
Boa parte dos profissionais do Mais Médicos aguardam registro para começar a trabalhar

A comissão mista que analisa a medida provisória que criou o programa Mais Médicos (MP 621/13) pode votar nesta terça-feira (1º) o relatório final elaborado pelo deputado Rogério Carvalho (PT-SE). A reunião será realizada às 11h30, no Plenário 2 da ala Nilo Coelho, no Senado. A votação foi adiada por duas vezes na semana passada por falta de consenso, segundo a Agência Camara.

Na última semana, deputados e senadores apresentaram sugestões ao parecer. O relator revisor da comissão mista, senador Mozarildo Cavalvanti (PTB-RR), sugeriu que, depois dos três primeiros anos de participação no Mais Médicos, os profissionais estrangeiros e os brasileiros formados no exterior que quiserem continuar no programa se submetam ao Revalida (Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos).

O deputado Rogério Carvalho deve acatar as sugestões do relator revisor. Já o deputado Mandetta (DEM-MS) apresentou voto em separado com sugestão de que o Ministério da Saúde assuma total responsabilidade pela atuação dos médicos estrangeiros durante um ano, com dispensa, inclusive, do registro temporário desses médicos nos Conselhos Regionais de Medicina. O relator disse que será difícil acatar essa sugestão.

Atraso no registro do programa Mais Médicos custará R$ 2,2 milhões


Mais Médicos: 94% dos estrangeiros estão sem registro no 1º dia oficial de trabalho

Chegada de mais médicos


Desta segunda-feira (30) até o final desta semana chegam ao Brasil mais 2.000 médicos cubanos para a segunda etapa do programa Mais Médicos. Nesta segunda-feira, os primeiros 135 profissionais de Cuba desembarcam em Vitória. Na próxima segunda-feira (7), os 2.000 cubanos iniciam o módulo de avaliação que tem duração de três semanas com aulas sobre língua portuguesa e o sistema brasileiro de saúde pública. As informações são do Ministério da Saúde.

Além dos cubanos, os 149 médicos com diploma do exterior que foram selecionados para a segunda fase do Mais Médicos iniciam o módulo de avaliação na próxima segunda-feira. As aulas ocorrerão no Distrito Federal, em Fortaleza, Vitória e Belo Horizonte.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.