Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Cuba espera ter remédio natural contra o câncer antes de 2 anos

Medicamento deve reduzir risco e evitar tumores em pessoas com pré-disposição para a doença

Saúde|

Cuba espera desenvolver novo remédio natural contra o câncer
Cuba espera desenvolver novo remédio natural contra o câncer Cuba espera desenvolver novo remédio natural contra o câncer (Gulcan yasemin Sumer/Getty Images/Hemera)

Cuba espera desenvolver, antes de dois anos, um novo remédio natural contra o câncer, que reduziria os tumores e ajudaria a evitá-los em pessoas com pré-disposição para a doença, anunciou nesta quinta-feira (5) o laboratório estatal Labiofam.

Segundo o presidente do Labiofam, José Fraga Castro, trata-se de uma solução de oito "peptídeos" (tipos de moléculas), extraídos de uma espécie de escorpião que, clonados mediante técnicas de engenharia genética, demonstraram uma eficácia "impressionante" em testes de laboratório.

Em testes pré-clínicos com ratos, a resposta "realmente impressionou, ou seja, houve reduções de 90% em questão de nove dias do tamanho do tumor".

— Se nós conseguirmos desenvolver os testes clínicos entre o final e o começo do ano, poderíamos estar falando (...) de um ano e tanto, a possibilidade de dar este passo e ter o medicamento aprovado para uso em massa. Fizemos esta avaliação pré-clínica repetidamente e os resultados se mantiveram, o que demonstra que o produto já é estável, que é um antitumoral altamente eficaz. Estamos na fase de escalada, para ir a um teste clínico posterior, com todos os testes que o processo tem.

Publicidade

Jovem bailarina sobrevive a câncer de mama, mas ainda sofre efeitos da quimio

O Labiofam desenvolve outros medicamentos com veneno de escorpião, que melhoram a qualidade de vida do paciente com câncer, mas não revertem a doença.

Publicidade

O peptídeo natural já foi testado com bons resultados em humanos em casos de pacientes desenganados pelos médicos e com autorização pessoal e familiar, disse Fraga.

— Do ponto de vista de produção, não há nenhum tipo de dificuldade, o tema está em que seja aprovado para uso pelos organismos de controle e regulação dos medicamentos humanos.

Publicidade

Câncer de mama tem cura quando diagnosticado de forma precoce, alertam mastologistas

Colaboram no desenvolvimento do novo medicamento, que ainda não tem nome comercial, empresas da China e da Rússia, menos propensas a receber "pressões" de transnacionais farmacêuticas, uma vez que um medicamento contra o câncer seria concorrente da quimio e da radioterapia, tratamentos que geram ganhos "milionários", disse o funcionário.

Fraga falou com a AFP pouco antes de dar uma coletiva de imprensa para convocar o Congresso Labiofam-2014 de biotecnologia, que será realizado em setembro e que terá como tema central as pesquisas contra o câncer, assim como outros assuntos de saúde animal e vegetal.

Cuba exporta várias vacinas e remédios desenvolvidos com biotecnologia, que rendem ao país 600 milhões de dólares anuais.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.