Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Estudo descobre paciente resistente aos medicamento para HIV

Desde 1989, quando os retro-virais começaram a ser utilizados, é a primeira vez que os  medicamentos não fazem efeito

Saúde|Da EFE

Pesquisadores
Pesquisadores Pesquisadores

Pesquisadores do Centro de Pesquisas sobre a AIDS, Irsicaixa, relataram o primeiro caso, desde 1989, de um homem portador do HIV cujo vírus é resistente a todos os antirretrovirais orais em uso, exceto um.

A pesquisa, publicada nesta terça-feira (9) pela revista "The Lancet Microbe", alerta que, embora a identificação de um caso isolado não represente necessariamente um risco à saúde pública, é necessário realizar um monitoramento para identificar e conter o aparente potencial vírus resistente.

Este é o primeiro caso de uma pessoa com HIV com um vírus resistente aos 5 tipos de medicamentos orais que são comumente usados contra o HIV. Os 25 dos 26 medicamentos testados não funcionaram no paciente. 

Leia também

Atualmente, para que o tratamento do HIV seja eficaz e duradouro, são necessários dois ou três medicamentos que atuam em diferentes fases do ciclo de replicação do vírus, portanto, este trabalho revela a necessidade de desenvolver novos medicamentos que funcionem por rotas alternativas.

Publicidade

Conforme explicado pelo líder do estudo, Javier Martínez-Picado, a resistência do HIV aos anti-retrovirais é causada por uma ou mais mutações na estrutura genética do vírus, que afetam a eficácia de um medicamento ou uma combinação deles ao medicamento na hora de bloquear a replicação viral.

Essas resistências podem ocorrer em pessoas nas quais o tratamento não é totalmente eficaz, ou porque não fazem o tratamento continuamente ou porque se infectam diretamente com um vírus que já é resistente.

Publicidade

Em 2019, a OMS alertou que em alguns países mais de 10% das novas infecções por HIV ocorrem com vírus que desenvolveram resistência.

Até agora, apenas 2 casos com resistência a alguns medicamentos de cada uma das 5 famílias antirretrovirais existentes foram registrados, mas não a todos os medicamentos simultaneamente.

Publicidade

Nesse caso, é um homem diagnosticado com HIV em 1989, aos 41 anos, e que começou a tomar anti-retrovirais nos anos 90, medicamentos de baixa eficácia.

Desde então, ele tomou 14 medicamentos diferentes que controlaram apenas parcialmente a infecção.

Em novembro de 2015, ele começou a tomar um medicamento de nova geração, mais eficaz e com menor probabilidade de gerar resistência, mas após uma melhoria inicial, o tratamento falhou novamente em junho de 2016.

Usando sequenciamento e culturas celulares, os pesquisadores da IrsiCaixa descobriram que o vírus dessa pessoa é resistente a todos, exceto um medicamento oral aprovado.

"Mas um único medicamento não é eficaz contra o HIV porque o vírus encontra facilmente outras rotas de fuga. Por esse motivo, é necessário administrar terapias que combinam famílias diferentes e que bloqueiam diferentes fases do ciclo de infecção pelo vírus", disse o pesquisador da IrsiCaixa. e primeira autora da obra, María Carmen Puertas.

Possível motivo

Os cientistas sugerem que a resistência ao HIV neste caso foi gerada devido à exposição durante os primeiros anos a medicamentos anti-retrovirais que não foram tão eficazes quanto os atuais e a uma possível falta de regularidade no padrão de uso dos medicamentos.

"Não é que haja um vírus panresistente circulando, mas que tenha sido gerado nesse caso específico", disse Martínez-Picado.

Os cientistas apontam que, neste caso específico, a única alternativa terapêutica seria o uso de anticorpos que bloqueiam o vírus ou os medicamentos com novos mecanismos de ação, mas, no momento, as duas opções ainda estão em desenvolvimento.

"Este caso ilustra o risco de resistência a múltiplas drogas no HIV, apesar da diversidade de anti-retrovirais existentes. Isso mostra a urgência de desenvolver novos anti-retrovirais aos quais nenhuma variante do HIV já foi exposta, de modo que é impossível que o vírus tenha gerado resistências ", salientou Portas.

O estudo destaca que a identificação deste caso isolado não representa necessariamente um risco à saúde pública, mas exige vigilância epidemiológica porque outros vírus resistentes podem aparecer e "é necessário ser capaz de interromper uma possível cadeia de transmissão a tempo e evitar infecções por HIV sem opções terapêuticas. , como aconteceu nos anos 80 ", concluiu Martínez-Picado.

Veja também: 

Saiba quanto custa epidemia de coronavírus para os hospitais

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.