Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Lavar as mãos e rostos diversas vezes ao dia ajuda a prevenir conjuntivite, diz médico

Casos de doenças oculares aumentam no inverno; veja dicas de especialista

Saúde|Do R7

Médico diz que pequenas atitudes ajudam a minimizar o risco da doença
Médico diz que pequenas atitudes ajudam a minimizar o risco da doença Médico diz que pequenas atitudes ajudam a minimizar o risco da doença

A conjuntivite é uma das doenças visuais mais comuns nesta época do ano. Segundo o presidente do CBO (Conselho Brasileiro de Oftalmologia), Marco Antônio Rey de Faria, as pessoas mais propícias a contraírem a doença são as que possuem histórico de alergias, mas qualquer um está sujeito ao risco.

De acordo com o médico, os sintomas mais comuns são: sensação de ‘areia nos olhos’, peso nas pálpebras, olhos avermelhados, sensibilidade à luz e visão embaçada ao fazer algum tipo de esforço visual.

— As reações alérgicas podem causar inflamação, inchaço e ardência, gerando lacrimejamento, secreção e uma sensação de desconforto nos olhos.

Para quem quiser evitar a doença, Faria diz que pequenas atitudes ajudam a minimizar o risco de pegar a doença.

Publicidade

— Evito uso compartilhado de lençóis, toalhas, travesseiros e outros objetos pessoais. Lavar as mãos e o rosto diversas vezes ao dia, evitar contato com pelos de animais, cloro de piscina, flores e pólen também são recomendados.

Lentes de contato ‘devoram’ olho de professora

Publicidade

Tratamento

Apesar de o colírio ser um dos meios mais utilizados para o tratamento, o especialista alerta para o perigo do uso de remédios sem orientação.

Publicidade

— A utilização indiscriminada de qualquer medicamento sem a devida orientação médica, mesmo no caso de um simples colírio, pode acarretar em complicações mais sérias como, por exemplo, a indução ao glaucoma e à catarata, doenças da visão muito mais severas.

Leia mais notícias de Saúde

Segundo o oftalmologista, ao sentir qualquer sintoma, é importante procurar um especialista.

— A prevenção é a melhor forma de cuidar da saúde. Procure um oftalmologista para o correto diagnóstico e tratamento de acordo com o caso, pois os mesmos sintomas podem estar relacionados a diferentes doenças da visão.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.