Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Novo protocolo da OMS recomenda antirretrovirais a todos com HIV

 Medida já é aplicada no Brasil desde dezembro de 2013

Saúde|Do R7

hiv
hiv hiv

Durante o Congresso internacional de Aids (IAS), a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou um novo protocolo em que recomenda o tratamento com antirretrovirais para todas as pessoas com HIV no mundo, assim que forem diagnosticadas, independentemente da carga viral.

A medida, que já é praticada desde dezembro de 2013 no Brasil, quando foi aplicado o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para adultos, foi lançada durante o encontro, no domingo (19), em Vancouver, no Canadá. 

Durante o anúncio, a OMS enfatizou que a adoção do novo protocolo melhorou a saúde das pessoas vivendo com HIV no Brasil.

Epidemia da Aids pode acabar em 15 anos, diz Unaids

Publicidade

De acordo com a organização, o acesso precoce ao tratamento não só melhora a qualidade de vida das pessoas vivendo com HIV e aids, mas também reduz a transmissão do vírus.

Para o diretor do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Fábio Mesquita, que participa do evento, a evidência mostra “que essa é a direção que deve ser tomada por todo o mundo”.

Publicidade

EUA recomenda uso preventivo de antirretrovirais contra Aids

O novo protocolo da OMS prevê, ainda, que a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) seja recomendada como uma opção de terapia adicional para todas as pessoas que integrem populações com risco substancial de serem infectadas pelo HIV (prevalência superior a 3%).

Confira o R7 Play e assista a toda a programação da Record na íntegra!

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.