Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

ONU adverte para risco de propagação de tuberculose por conflito no Iraque

Iraque tem uma das taxas mais altas de tuberculose da região, com 15 mil novos casos ao ano

Saúde|

Conflitos e más condições de vida dos deslocados aumentam o risco de propagação da tuberculose no Iraque e região
Conflitos e más condições de vida dos deslocados aumentam o risco de propagação da tuberculose no Iraque e região Conflitos e más condições de vida dos deslocados aumentam o risco de propagação da tuberculose no Iraque e região

O Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) alertou nesta terça-feira (24) que o conflito e as más condições de vida dos deslocados aumentam o risco de propagação da tuberculose no Iraque e na região. O Iraque tem uma das taxas mais altas de tuberculose da região, com 15 mil novos casos ao ano, revelou o Pnud em um comunicado.

Nos últimos seis anos foram feitos grandes progressos para controlar a doença, mas o atual conflito impede que muitos doentes sigam recebendo tratamento, segundo o organismo da ONU. Esta situação é especialmente grave, já que os doentes desenvolvem resistência e depois o tratamento é muito mais difícil e custoso. Por isso, é "uma prioridade" localizar os pacientes em tratamento e ajudá-los a seguir com a medicação, segundo o Pnud, que conseguiu localizar 80% dos doentes deslocados (600 permanecem com paradeiro desconhecido).

"Os pacientes que fugiram de suas casas abandonaram o tratamento e as condições ruins nas quais sobrevivem as comunidades de deslocados aumentou a rápida propagação da doença", afirmou a nota.

Saúde anuncia inclusão do teste rápido de tuberculose no SUS

Publicidade

O encarregado deste projeto no Iraque, Mohammed Siddig Mudawi, alertou que a questão é "um assunto regional porque os países que recebem refugiados do Iraque estão agora expostos à propagação da tuberculose". Os serviços de saúde locais estão saturados e não podem lidar com o maior número de contágios.

Tuberculose afeta um milhão de crianças por ano

Publicidade

O Pnud, em colaboração com o Ministério de Saúde, ONG's locais e outras agências da ONU estão fornecendo remédios no país, inclusive em algumas zonas em conflito. Mudawi qualificou de "heróis" os funcionários que se arriscam para levar tratamento para as comunidades, e explicou que a ajuda é realizada após se conseguir uma permissão especial das facções locais em conflito.

"O Iraque não conseguirá sozinho controlar a crise de tuberculose. Se não encontramos financiamento adicional rapidamente a situação pode representar uma grande ameaça, não só para o Iraque mas também para a região, e os avanços dos últimos seis anos se perderão", alertou Mudawi.

Em 24 de março de 1982, a OMS (Organização Mundial da Saúde) instaurou o Dia Internacional da Luta contra a Tuberculose, homenagem aos cem anos do anúncio do descobrimento do bacilo causador da doença pelo médico alemão Robert Koch.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.