Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Papagaio salva vida de aposentada com apneia do sono

Pássaro de estimação acorda sua dona toda vez que percebe a pausa na respiração típica da doença

Saúde|Do R7

Aposentada Barbara Smith-Schafer, de 62 anos, sofre de apneia do sono — uma doença que impede a respiração quando a pessoa está dormindo
Aposentada Barbara Smith-Schafer, de 62 anos, sofre de apneia do sono — uma doença que impede a respiração quando a pessoa está dormindo Aposentada Barbara Smith-Schafer, de 62 anos, sofre de apneia do sono — uma doença que impede a respiração quando a pessoa está dormindo

A aposentada Barbara Smith-Schafer, de 62 anos, sofre de apneia do sono — uma doença que impede a respiração quando a pessoa está dormindo e pode ser fatal. A interrupção repentina do ar coloca a vida de Barbara em risco, mas o papagaio africano Dominic, de sete anos, é seu “anjo da guarda”.

— No começo eu ficava bastante irritada quando Dominic me acordava com bicadas no ombro durante a noite. No entanto, mais tarde entendi que ele tentava me manter viva.

Gravidez: apneia do sono pode prejudicar a saúde da mãe 

Segundo informações do jornal Daily Mail, os primeiros sinais da doença começaram a aparecer em 2009. A apneia do sono é caracterizada pelo ronco alto e pode causar vários problemas de saúde, inclusive Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Publicidade

—Eu nunca tinha ouvido falar sobre essa doença. Na verdade, procurei o médico porque estava com incontinência urinária noturna, ou seja, acordava molhada de três a quatro vezes por noite. Só então, recebi o diagnóstico de apneia.

O Dr. Michael Oko, cirurgião otorrinolaringologista e especialista em Apneia do Sono, foi quem detectou a doença. Ele explica que o barulho do ronco é alto e atrapalha o parceiro.

Publicidade

— Muitas vezes, o ronco crônico é visto como um fenômeno inofensivo, mas é extremamente desagradável para o parceiro de cama e precisa ser tratado.

Além de atuar como guardião de Barbara, o papagaio Dominic é bilíngue, ou seja, fala inglês e alemão, e ajudou sua dona a enfrentar o medo de pássaros. Hoje, a aposentada vive com sete papagaios de estimação.

— Dominic é um amor e vai ganhar um presente especial de Natal.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.